Ministra Maria do Rosário Sambo convive com estudantes bolseiros

A ministra angolana do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, participou ontem em Lisboa numa mesa redonda organizada pelo Núcleo de Estudantes da INAGBE sedeados na capital portuguesa.

Subordinado ao tema “Investigação científica, inovação e empreendedorismo em busca de soluções viáveis para o desenvolvimento sustentável de Angola”, o evento serviu para os bolseiros darem a comhecer à ministra angolana o resultado das suas investigações e de sublinharem o seu compromisso ao ajudar o país no campo das suas especialidades.

Dividida por seis painéis temáticos, a mesa redonda reuniu estudantes angolanos em Lisboa das diversas aéreas da ciência, membros do corpo diplomático e consular acreditado em Portugal, incluindo o Embaixador Carlos Alberto Fonseca, e académicos portugueses que não quiseram perder a oportunidade de participar nesta jornada científica onde foram dados a conhecer os perfis dos estudantes angolanos que beneficiam de bolsas de estudo nacionais.

No evento foi sublinhado que o principal objectivo dos estudantes angolanos em Lisboa é o de contribuirem para a melhoria e a qualidade da investigação científica angolana.

Ao usar da palavra, na abertura do encontro, Maria do Rosário Sambo, sublinhou a importância do ensino no desenvolvimento de Angola e considerou esta iniciativa “louvável” por constituir uma oportunidade para os estudantes angolanos reafirmarem a intenção de fazerem o que de melhor sabem para a melhoria de Angola.

Para o Embaixador Carlos Alberto Fonseca, esta mesa redonda é um sinal de que, mesmo longe do país, os estudantes continuam empenhados em trabalhar para que Angola seja cada vez mais desenvolvida nas suas diferentes vertentes.

Na mesa redonda foi também decidida a criação de uma bolsa de dados onde ficarão registados os melhores trabalhos científicos realizados pelos estudantes bolseiros angolanos em Portugal.

FacebookTwitterGoogle+