Ministro apoia modernização da ANGOP

MINISTRO DAS TELECOMUNICAÇÕES, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIAL, MANUEL HOMEM (DIR), E PCA DA ANGOP, JOSUÉ ISAÍAS
FOTO: ROSARIO DOS SANTOS
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, afirmou esta terça-feira, em Luanda, que o processo de modernização da Agência Angola Press (ANGOP) precisa ser concluído, apesar da situação financeira do país.
Ao intervir num encontro com o Conselho de Administração da instituição, no quadro do seu programa de visitas às empresas públicas de comunicação social, o governante disse já ter identificado acções merecedoras de apoio institucional imediato.
Entre os vários projectos da administracção da empresa destaca-se a melhoria dos conteúdos noticiosos, a abertura de uma agência multimédia e a modernização da Redacção, cujos trabalhos se encontram na fase final.
“As obras de modernização que encontramos estão em bom ritmo, mas entendemos que devemos prestar atenção para a sua conclusão, no mais curto espaço de tempo, para que os funcionários possam trabalhar em condições condignas”, declarou.
Conforme o ministro, é “bastante visível” o esforço do Conselho de Administração da ANGOP, para que a empresa continue a desempenhar a sua principal missão: informar.
Manuel Homem adiantou que algumas dificuldades apresentadas terão “tratamento imediato”, nas próximas horas, destacando-se os meios informáticos.
“Saímos satisfeitos com o que encontramos e vamos, ainda esta semana, fazer chegar alguns meios técnicos. O restante será dado de forma gradual”, prometeu o governante.
Disse, por outro lado, que, além da cortesia, as visitas aos órgãos visam conhecer melhor as dificuldades transversais que o sector da comunicação social enfrenta.
Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da Angop, Josué Isaías, resumiu o trabalho desenvolvido desde 2017, realçando o reajuste salarial e o pagamento da dívida com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e com fornecedores.
Para os próximos tempos, anunciou, será lançado o novo portal de notícias da ANGOP, além de retomada a sequência de formação de quadros, nos mais variados sectores.
“Queremos fazer da ANGOP” uma verdadeira agência multimédia, mas, apesar de alguns passos dados, temos encontrado algumas limitações financeiras”, referiu.
Na sua visita à ANGOP, Manuel Homem, nomeado no cargo em Abril último, fez-se acompanhar dos secretários de Estado para Tecnologia de Informação, Mário Oliveira, para Comunicação Social, Nuno Carnaval, e outros responsáveis do seu pelouro.
O ministro percorreu várias áreas da empresa, como gabinetes, Redacção, Biblioteca, Centro de Formação de Quadros, Recursos Humanos e Centro Social.