Ministro Bornito de Sousa representa Chefe de Estado

Fotografia: Eduardo Pedro

Fotografia: Eduardo Pedro

Uma delegação angolana chefiada pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, encontra-se desde ontem na Guiné-Conacri, para representar o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na cerimónia oficial dos festejos do 57.º aniversário daquele país africano, que se assinala na próxima sexta-feira.

Em declarações no Aeroporto 4 de Fevereiro, momentos antes da partida, Bornito de Sousa disse que para além de representar o Chefe de Estado na cerimónia, é portador de uma mensagem do Presidente José Eduardo dos Santos para o homólogo Alpha Condé.
A Guiné-Conacri, antiga colónia francesa, tornou-se independente a 2 de Outubro de 1958. O primeiro Presidente foi Ahmed Sékou Touré. Angola tem relações históricas com a Guiné-Conacri, que albergou muitos nacionalistas angolanos nos primeiros anos da luta de libertação angolana. Em Julho deste ano, delegações militares dos dois países tiveram conversações oficiais com vista ao reforço da cooperação. As conversações tiveram lugar em Luanda, durante a visita do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas guineenses, general Mamory Traoré.
Na ocasião, Mamory Traoré sublinhou que pretendia privilegiar a cooperação militar com Angola no domínio da formação, tendo em conta “a vasta experiência” dos militares angolanos.

FacebookTwitterGoogle+