Ministro defende combate ao terrorismo

Fotografia: Eduardo Pedro

Fotografia: Eduardo Pedro

O ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, manifestou ontem em Luanda a disponibilidade de Angola para o reforço do combate ao terrorismo e preservação da paz e segurança em África.

João Lourenço falava à imprensa momentos antes do embarque para Joanesburgo, África do Sul, onde participa a partir de segunda-feira, em representação do Presidente da  República, José Eduardo dos Santos, na 25ª Sessão Ordinária da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana  (UA).
João Lourenço lamentou a situação de terrorismo em África e referiu que existe toda a  necessidade de serem tomadas medidas ao alcance dos países africanos para estancar um fenómeno que põe em perigo a paz no continente e no mundo. “É um fenómeno universal e as soluções devem ser universais e todos os países, incluindo aqueles que não estão directamente afectados pelo terrorismo, são chamados a prestar uma particular atenção a este perigo mundial”, disse. O ministro garantiu que Angola continua a defender o diálogo como via principal para a solução dos problemas existentes, independentemente das suas diferentes origens e particularidades. João Lourenço enalteceu o papel relevante das organizações regionais para a preservação da paz e combate ao terrorismo, mas reiterou que esforços neste sentido devem ser redobrados.
A decorrer sob a lema “Ano do Fortalecimento da Mulher e do Desenvolvimento de África: Rumo à Concretização da Agenda 2063”, a Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana vai também analisar um conjunto de temas que preocupam os líderes africanos, com destaque para a luta contínua para a emancipação da mulher africana.

FacebookTwitterGoogle+