Ministro satisfeito com nível de produção agrícola
04 Março de 2018 | 15h41 – Actualizado em 04 Março de 2018 | 16h34
O ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Alexandre Nhunga, mostrou-se neste domingo no município do Chinguar, 75 quilómetros a sudoeste do Cuito (Bié), satisfeito com os níveis de produção e o empenho dos camponeses na presente campanha agrícola.
O governante manifestou esta satisfação à Angop, no final da visita de dois dias que efectuou à província do Bié, para constactar os níveis de produção dos camponeses.
Marcos Alexandre Nuhunga disse estar supresso e mais satisfeito ainda, pelo engajamento dos camponeses, principalmente de jovens na produção de variedades agrícolas, admitindo que tal facto concorre para a luta contra o desemprego nesta camada.
Afirmou que o Governo, fruto dos esforços empreendidos para a solução dos principais problemas dos camponeses, espera que o aumento da produção agrícola ajude, a combater a pobreza e consequentemente a diversificar a economia no país.
“Devemos continuar a produzir cada vez mais para satisfação dos propósitos do Executivo que, aposta na diversificação da economia e no combate a fome e à pobreza”, referiu.
Entretanto, mostrou-se preocupado com os preços baixos que se praticam na comercialização dos produtos do campo, assim como com mau estado das vias de acesso, entre as zonas de cultivo e os centros urbanos, facto que, segundo ele, inviabiliza a chegada produtos em tempo oportuno ao consumidor.
Reconheceu no entanto, os esforços empreendidos pelos camponeses isolados, assim como os pequenos e grandes agricultores pela contribuição para a conquista da auto-suficiência alimentar no seio das comunidades, exortando-os a prosseguirem com as suas actividades.
Ainda no âmbito da sua estadia a provincia do Bié, o ministro visitou a escola de práticas agrícolas, os silos instalados no município Catabola e as fazendas agro-indústriais e da produção de arroz do município Camacupa.
Manteve encontros com os membros do governo local, lideres das associações e cooperativas agrícolas, empresários, pequenos produtores, assim como visitou a área de criação de peixe de Caluapanda, aviário da empresa privada “Avipal” e algumas fazendas do município do Chinguar.
A população da província do Bié estimada em mais de um milhão de habitantes, dedica-se fundamentalmente na produção do milho, arroz, mandioca, feijão, batata rena e doce, jinguba, hortaliças diversas, entre outras culturas.