Missões empresariais a Benguela e Praia

Fotografia: Jornal de Angola
A Associação Empresarial da Região de Santarém vai realizar, de 13 a 18 de Maio, uma missão empresarial a Angola. A missão coincide com a realização Feira Internacional de Benguela 2014 (FIB’2014), que constitui o maior acontecimento comercial com dimensão internacional em Benguela.
A economia angolana tem apresentado fortíssimas taxas de crescimento ao longo dos últimos anos, em resultado do estabelecimento de um clima de paz no país, a partir de 2002, e do comportamento do sector petrolífero, tanto em termos de produção como de preços internacionais. O forte crescimento da economia angolana tem sido acompanhado por uma tendência de redução gradual da taxa de inflação, que nos últimos anos se tem situado na casa de um dígito quando em 2005 atingia quase 25 por cento.
Com a realização das missões empresariais, a Associação Empresarial da Região de Santarém pretende apoiar a internacionalização das empresas da região, melhorando o seu posicionamento no mercado global, permitindo que iniciem exportações ou reforcem o seu potencial exportador.
De 1 a 6 de Maio, a Associação Empresarial da Região de Santarém realiza uma missão empresarial a Cabo Verde, que coincide com a segunda Feira Internacional de Agronegócios, mostra de actividades económicas ligadas aos sectores agrícola e pecuário. Este certame realiza-se na Cidade da Praia, nos dias 2, 3 e 4 de Maio, sob o lema “Promovendo a investigação e a inovação na agricultura familiar”.
Para além da exposição, venda de produtos e actividades paralelas (seminários), esta feira visa promover o sector da agricultura e pecuária nas suas variadas dimensões, contribuindo para a elaboração de uma estratégia que lhe permita um novo papel no mercado.
Cabo Verde, apesar da pequena dimensão da sua economia, é um importante parceiro comercial de Portugal, designadamente enquanto destino das exportações portuguesas. Os EUA são actualmente o sexto mercado de destino das exportações portuguesas e o segundo mercado extracomunitário a seguir a Angola, representando 4,1 por cento do total das exportações de Portugal. Entre 2001 e 2012, 10184 empresas portuguesas exportaram para os EUA mas apenas 1148 o fizeram consecutivamente nos últimos três anos. O peso das exportações portuguesas para os EUA compara mal com a média europeia de 6,5 por cento. Irlanda, Reino Unido e Alemanha registam valores bem acima, com 19,7 por cento, 12 por cento e oito por cento do total das suas exportações respetivamente.