Namíbia colhe experiência do CISP angolano

COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA DA NAMÍBIA, SEBASTIAN NDEITUNGA

COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA DA NAMÍBIA, SEBASTIAN NDEITUNGA

02 Março de 2020 | 16h10 – Actualizado em 02 Março de 2020 | 16h55

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) recebeu esta segunda-feira a visita do comandante-geral da Polícia da Namíbia, Sebastian Ndeitunga, que colheu a experiência angolana, no local, para implantação de uma infra-estrutura similiar no seu país.

O centro, localizado na avenida Hochi Minh (Luanda), possui equipamento de rastreio de viaturas nas diferentes estradas do país, bem como tecnologia para coordenar acções de socorro à distância.

Após a visita, Sebastian Ndeitunga afirmou à Angop que a “inteligência artificial” instalada no CISP permite assegurar a ordem e tranquilidade pública com eficiência e em tempo real. Esta experiência interessa à Namíbia.

“É um conceito mais económico, efectivo e sinto-me orgulhoso”, sublinhou.

Para o também vice-presidente da Organização Internacional de Polícia Criminal para a África, interessa ao seu país o sistema tecnológico de vigilância e o programa de formação interno dos efectivos no CISP.

No quadro da visita de trabalho a Angola, o comandante-geral da polícia namibiana esteve hoje na inauguração do Centro Electrónico de Segurança Pública da Polícia Nacional (CESP).

A agenda de Sebastian Ndeitunga incluiu encontros com o homólogo, Paulo de Almeida, e com o director-geral do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Arnaldo Manuel Carlos.

 

FacebookTwitterGoogle+