NOTA DE CONDOLÊNCIAS – MINISTÉRIO DA CULTURA, TURISMO E AMBIENTE
NOTA DE CONDOLÊNCIAS
O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, manifestou-se profundamente consternado com o falecimento do guitarrista, José Severino Mueleputo, de nome artístico, Zé Mueleputo, ocorrido na manhã de terça-feira, 23 de Março, em Luanda, vítima de doença.
Zé Mueleputo nasceu no dia 05 de Novembro de 1960, no município da Catumbela, Província de Benguela, tendo iniciado a sua carreira musical aos quinze anos de idade. Na sua terra natal, ouvia de forma frenética, pela rádio, os grandes solos do Zé Keno, ícone dos Jovens do Prenda, de quem foi um dos seus mais fiéis herdeiros.
Versátil e visionário, Zé Mueleputo possuía um fraseado transnacional da música, e era procurado no Bairro Alto, em Lisboa, para integrar bandas de tendência Jazz/Rock.
A crítica musical mais prestigiada e os guitarristas angolanos, consideram-no um dos mais importantes instrumentistas da contemporaneidade musical angolana e da geração posterior ao Zé Keno, Marito Arcanjo e Botto Trindade.
Zé Mueleputo gravou com nomes consagrados da Música Popular Angolana, com destaque para Paulo Flores e Dom Caetano, tendo integrado os conjuntos, Jovens do Prenda, Mizangala DT, Kussundolola, Semba Master e Banda Yetu.
Nesta hora de dor e tristeza, em seu nome e de todos os funcionários e colaboradores do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, apresenta à família enlutada os mais profundos sentimentos de pesar.
Perdemos um génio, paz à sua alma.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DA CULTURA, TURISMO E AMBIENTE, em Luanda, aos 24 de Março de 2021.