NOTA DE IMPRENSA

PHOTO-2022-04-30-20-41-47 PHOTO-2022-04-30-20-41-47 2

O reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo, Professor Orlando da Mata, recebeu hoje, na cidade portuguesa da Covilhã, Portugal, o doutoramento Honoris Causa outorgado pela Universidade da Beira Interior. A cerimónia de outorga do prémio ao reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo, coincidiu com o 36º aniversário da Universidade da Beira Interior, o que deu ainda mais destaque ao acto.

Acompanhado pelo Embaixador de Angola em Portugal, S. Exa. Carlos Alberto Fonseca, o reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo, no seu discurso de agradecimento, recordou o papel que vem sendo desempenhado por S. Exa. Presidente João Lourenço e pelo seu homólogo português, S. Exa. Marcelo Rebelo de Sousa, na defesa daquilo que designou como “mobilidade académica” para que a cooperação entre Angola e Portugal seja cada vez mais visível no sector do ensino, da ciência e da investigação.

A Universidade da Beira Interior, onde estudam uma centena de angolanos, alberga neste momento 600 professores e 8.600 alunos, dos quais 1.800 são de 47 nacionalidades diferentes.

Orlando Manuel José Fernandes da Mata, é reitor da Mandume ya Ndemufayo, desde 2015. Anteriormente, foi reitor da Universidade Agostinho Neto. É engenheiro agrónomo, mestre em Agro-Química pelo Universidade Martin Luther-Halle/Wittenberg, da antiga RDA, e doutorado em Nutrição Vegetal pelo Instituto de Agronomia Tropical da Universidade de Leipzig (antiga República Federal da Alemanha). Actualmente, preside à Associação das Universidades de Língua Portuguesa. Em Angola, é membro fundador e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Angolanas.

Orlando da Mata, integrou também o governo onde foi vice-ministro da Ciência e Tecnologia, tendo sido representante de Angola no Comité Consultivo Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia da SADC da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação.

 

SERVIÇOS DE IMPRENSA DA EMBAIXADA DA REPÚBLICA DE ANGOLA EM PORTUGAL, em Lisboa, 24 de Abril 2022.

Para eventual contacto, ligue para 00351963708053

 

FacebookTwitterGoogle+