País inicia quarta dose da vacina

Os cidadãos angolanos começarão a receber a quarta dose da vacina Covid-19 a partir de segunda-feira (dia 21), informou hoje, quarta-feira, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

Segundo a ministra, que falava durante o ponto de situação sobre a Covid-19, o facto deve-se ao aumento significativo de casos, associado a transmissões comunitárias.

A administração da vacina será feita a nível das unidades sanitárias municipais e equipas móveis, uma vez serem desactivados os centros de alto rendimento.

A governante referiu ainda a necessidade de continuar a impulsionar a economia, mas sem se esquecer das medidas básicas de biossegurança, bem como a vacinação, uma vez que se registam alguns casos que necessitam de internamento.

Neste contexto, sublinhou que os casos graves, críticos e falecidos, na sua maioria são pessoas que não estão vacinadas ou não têm as doses completas, como também a de reforço.

Sílvia Lutucuta recordou ainda que no último decreto foram recomendadas medidas que não estão a ser cumpridas pela maior parte da população, como lavar as mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, a máscara em locais públicos ou fora do habitat familiar.

“É importante relembrar que o efeito da vacina tem o seu tempo e, por esta razão, recomendamos o reforço da vacina com a quarta dose”, sublinhou.

A ministra apelou à população a continuar a redobrar as medidas de biossegurança, e alertou para os cidadãos com sintomas de dor de garganta, febre, dores articulares, corrimento nasal, perda de olfato, muito parecidos a outras doenças como a malária, a recorrerem às unidades sanitárias para o diagnóstico, visando confirmar ou excluir a Covid-19.

O fim da situação de calamidade pública devido à Covid-19, aconteceu a 16 de Maio de 2022, sendo assim dispensada o uso das máscaras em locais públicos, passando para uma gestão administrativa.

FacebookTwitterGoogle+