Países da América Latina lamentam morte de José Eduardo dos Santos

Diversos países da América Latina lamentam a morte do ex- Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, ocorrida sexta-feira em Barcelona, Espanha.

Segundo uma nota da Embaixada de Angola em Cuba, este país caribenho cumpre, desde às 6 horas locais até à meia noite deste sábado, luto nacional pela morte do ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

De acordo com um decreto tornado público no Jornal Granma, órgão oficial do Partido Comunista Cubano e assinado pelo Presidente de Cuba, Miguel Díaz Canel Bermúdez, enquanto vigorar esse período a bandeira nacional estará a meia-haste nos edifícios públicos e nas instituições militares.

No Twitter, o Estadista cubano lamentou o infausto acontecimento e expressou condolências ao povo e ao Executivo angolano extensivas aos familiares do ex-Presidente José Eduardo dos Santos.

Numa outra mensagem, segundo nota da embaixada de Angola em Cuba, endereçada ao Presidente João Lourenço, o Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, lembra os momentos partilhados com o ex-Presidente José Eduardo dos Santos.

A  agência Prensa Latina destaca, neste  sábado, que o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em nome do seu governo lamentou a morte do ex-Estadista angolano e destacou o seu papel na luta anti-colonial.

O Estadista venezuelano lembrou a irmandade, amizade e solidariedade que José Eduardo dos Santos dedicou à Nação sul-americana, especialmente, ao líder histórico da Revolução Bolivariana, Hugo Chávez.

“Nesta hora terrível, a Venezuela expressa à sua família e amigos, ao povo e ao ilustre Governo da República de Angola, a sua sincera solidariedade e sentidas condolências, antes do trânsito para a eternidade deste ilustre filho de África”, lê-se no documento.

FacebookTwitterGoogle+