Papel de Angola crucial na região

Fotografia: JA
O Presidente da República do Congo Brazzaville, Denis Sassou Nguesso, elogiou o apoio prestado pelo Governo angolano e o compromisso do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, em questões humanitárias e na solução de conflitos armados pela via pacífica.
Denis Sassou Nguesso fez este reconhecimento no final da audiência que concedeu ao ministro angolano da Relações Exteriores, Georges Chikoti, com quem abordou a questão da paz, estabilidade e segurança na República Centro-Africana desde a eleição pelo parlamento da Presidente de Transição, Catherine Samba-Panza.
O Presidente Denis Sassou Nguesso mencionou o facto de o estadista angolano ser o presidente em exercício da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), desde 15 de Janeiro de 2014.
Georges Chikoti entregou uma mensagem do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na qual o Chefe de Estado refere que as relações entre os dois países e povos são “excelentes” e “fraternais”. As deliberações tomadas pela V Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CIRGL, realizada em Luanda, foram abordadas pelos dois interlocutores, visando a paz, segurança e desenvolvimento da região.
Durante a audiência, o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, anunciou o convite formulado pelo Presidente da República ao seu homólogo Denis Sassou Nguesso, para visitar Angola, em data a definir por via diplomática.
A anteceder a audiência, o ministro das Relações Exteriores, a convite do seu homólogo Basile Ikouébé, participou nas comemorações do 50.º aniversário do estabelecimento de relações entre a República do Congo e a Rússia.