PGR anuncia formação virtual para magistrados
A Procuradoria-Geral da República vai instituir em breve um centro de formação virtual para magistrados para potenciar o sector, anunciou nesta quarta-feira o responsável do órgão, Hélder Fernando Pita Grós.
O Procurador-Geral da República informou que será igualmente criado um corpo de inquiridores, que com base nas notícias que forem veiculadas terá, entre outras, a missão de recolher mais informações sobre os factos difundidos e posteriormente tomar as decisões que se impõem.
Hélder Pita Grós falava nesta quarta-feira num encontro com os procuradores colocados no Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Luanda.
O Procurador-Geral revelou que a instituição vai também munir-se de assessores de relevo para atender a PGR de forma transversal.
Exortou, por outro lado, os magistrados do Ministério Público para exercerem o seu trabalho com rigor, humildade e cumprindo escrupulosamente a lei, deixando de parte a arrogância e a prepotência, que, modo geral, escondem fragilidades.
Orçamento da PGR é exíguo
No encontro, o vice procurador-geral da República, Mota Liz, considerou exíguo o orçamento da PGR para o exercício económico de 2018, notando que 95% deste valor corresponde às despesas com o pessoal e apenas 5% com capital.
Disse haver uma certa insensibilidade técnica de quem faz o orçamento, para quem a sociedade espera muito da PRG e combater a impunidade e à corrupção exige técnicos qualificados e disponibilidade de recursos.
Revelou que parte dos magistrados do Ministério Público, que para si, cresceu em quantidade e não em qualidade, está concentrada na capital do país.