Plano estratégico de resíduos cifrado em mais de um bilião de dólares

Foto: Lino Guimarães

Foto: Lino Guimarães

Um bilião e 400 mil dólares é o montante previsto para a implementação até 2020 do Plano Nacional Estratégico de Gestão de Resíduos Urbanos (PESGRU), aprovado em 2012 pelo Executivo angolano, afirmou hoje (quinta-feira), em Luanda, a ministra do Ambiente, Maria de Fátima Jardim.

A governante, que falava à imprensa no final do II Congresso Internacional sobre Gestão de Resíduos em África, realizado de 22 a 24 do mês em curso, disse que o plano constitui um exercício que vai envolver a iniciativa privada.

Nesta senda, a ministra lançou o repto às empresas nacionais e estrangeiras para que participem deste plano com responsabilidade social e contribuam para a criação de novos postos de trabalho.

Fátima Jardim advertiu que todos aqueles que queiram fazer novos investimentos nesta área, sobretudo de reciclagem, deverão faze-lo a pensar de forma sustentável.

“Realizamos este congresso para uma maior abordagem técnica de colaboração e troca de experiência”, assegurou Fátima Jardim.

Para este efeito, sustentou, foi constituída uma comissão técnica que vai trabalhar nas 18 províncias para averiguar os locais em que serão instalados os aterros, além de começar a ver como será “arrumada” a questão dos resíduos.

No quadro da implementação deste plano estratégico, a ministra exortou as empresas e operadoras que lidam com resíduos no sentido de cumprirem com o exposto no seu regulamento, que obriga a elaboração de estudo de impacto ambiental e licenciamento, auditorias aos locais em que serão feitos os aterros ou  unidades que sirvam os objectivos deste programa.

De referir que as orientações estratégicas previstas neste plano assentam na projecção da futura produção de resíduos em Angola, a qual se estima, para 2025, em 8,6 milhões de toneladas/ano, equivalente a uma captação diária de 0,81 quilogramas/habitante por dia.

Estes valores, de acordo com o plano, vão representar um aumento de 150  porcento, face à 2012, que foi estimada em 75.

 

FacebookTwitterGoogle+