Política externa de Angola reúne embaixadores em Luanda

EDIFÍCIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES FOTO: ANTÓNIO ESCRIVÃO

EDIFÍCIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
FOTO: ANTÓNIO ESCRIVÃO

23 Maio de 2018 | 08h53 – Actualizado em 23 Maio de 2018 | 08h53

A política externa de Angola, com enfoque na estratégia de inserção no actual contexto internacional, estará no centro das discussões da VIII Reunião de Embaixadores, que Luanda acolhe a partir de hoje, quarta-feira, numa iniciativa do Ministério das Relações Exteriores.

Trata-se de um encontro metodológico anual que visa afinar a actuação da diplomacia angolana para os novos tempos, bem como articular com os chefes de missões diplomáticas matérias de âmbito funcional e institucional interno do Ministério das Relações Exteriores (Mirex).

De acordo com o programa do encontro, cuja sessão de abertura deverá ser orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, está previsto a outorga de diplomas de mérito a oito embaixadores que passam à reforma neste ano de 2018.

Os organizadores do evento referem, em nota de imprensa, que no dia de hoje o primeiro painel acontece à porta fechada, durante o qual o Presidente da República vai analisar “questões de fundo com os Embaixadores Extraordinários e Plenipotenciários que representam Angola em diversos países”.

Ainda neste primeiro dia, na parte da tarde, os trabalhos da VIII Reunião prosseguem com o 2º painel, em que estará em debate o tema sobre Finanças e Fiscalização – numa perspectiva institucional e académica.

 Quinta-feira acontecem o 3º, 4º e 5º painéis de debate subordinados aos temas: “Estratégia da Política Externa de Angola”; “Diplomacia Económica»; “Imigração e Segurança”

  A VIII Reunião de Embaixadores encerra na sexta-feira, dia 25 de Maio.

 Participam desta edição, os 59 chefes de missões diplomáticas que representam Angola na América, Europa, Ásia e África.

FacebookTwitterGoogle+