Porto de Luanda é premiado por organismo internacional

Foto: JA
O Porto de Luanda recebeu ontem, em Bruxelas, a distinção de “Melhor Terminal Regional de Contentes” da plataforma internacional de portos Crans Montana, anunciou a empresa citada pela Angop.
Dois responsáveis da empresa pública deslocaram-se na terça-feira a Bruxelas para, em representação do presidente do conselho de administração do Porto de Luanda, Francisco Venâncio, receberem o prémio.
Atribuído pela Crans Montana, este prémio é uma das 11 categorias criadas por esta plataforma internacional para distinguir e incentivar as autoridades ligadas às actividades portuárias.
O director comercial do Porto de Luanda, Manuel Zangui, considerou esta distinção como importante para o porto, embora reconheça que o empreendimento está perto de atingir um estado de saturação, uma situação que pode ser ultrapassada com a entrada em funcionamento de uma nova unidade portuária em Luanda, a ser erguida na Barra do Dande, cerca de 50 quilómetros a norte da capital.
“O Porto de Luanda está a chegar a uma fase de saturação. A estrutura precisa de crescer, mas não temos muito espaço para isso. Com a entrada em funcionamento do novo porto, vamos estar melhor contextualizados com o desenvolvimento económico do país, por um lado, e a actividade portuária em África, por outro”, argumentou.
O novo porto comercial de Luanda vai ajudar a descongestionar a principal infra-estrutura portuária de Angola que, em 2013, registou um tráfego de carga de 912.898 TEUS (medida padronizada de contentores), 220.972 mais que em 2012.
Os números provam a urgência de se aumentar a capacidade da entrada de mercadorias, como afirmou o director comercial, acrescentando que esta realidade exige ao Porto de Luanda mais investimentos em infra-estruturas.
“Se olharmos para os dados dos últimos cinco anos, o crescimento nota-se tanto em termos de produção, contentorização, tonelagem e de navios que atracam. Este crescimento obrigou a gestão do porto a redobrar os investimentos”, esclareceu.
Nos últimos anos, o Porto de Luanda contribuiu de forma decisiva para o comércio externo de Angola. No primeiro semestre de 2013 registou um aumento de 68 por cento na movimentação de carga. No final de 2013, estima-se que 600 mil contentores tenham sido movimentados, quando em 2007, um ano antes da crise financeira internacional, foram apenas 150 mil.
No Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017, o Executivo atribui “especial prioridade” a estes projectos, prevendo investir cerca de 8,8 mil milhões de dólares (880 mil milhões de kwanzas) neste sector no decurso dos próximos cinco anos.
O Porto de Luanda divulgou na semana passada, em Lisboa, que em 2013 recebeu 6.700 navios, 1.100 dos quais de longo curso (mais quatro por cento do que no ano anterior) e 5.600 de cabotagem (mais cinco por cento), geralmente e usados na actividade petrolífera.