História e Cultura de Angola em amostra no Porto

Foto: FCPORTO.PT

Foto: FCPORTO.PT

24 Agosto de 2019 | 18h22 – Actualizado em 24 Agosto de 2019 | 19h43

Com o intuito de divulgar a história e cultura de Angola , decorre de 23 de Agosto a 31 de Outubro do corrente ano, na cidade de Porto, em Portugal , uma amostra cultural.

Organizado pela casa do Futebol Clube do Porto em Luanda , o evento insere-se no quadro das comemorações do 22º aniversário da Casa do Futebol Clube do Porto em Luanda e dos 125 anos do FC Porto.

Desta feita, constam da gama de actividades previstas para o evento, a realização de uma exposição permanente, que inclui pintura, escultura, literatura, fotografia e moda angolana, sessões musicais e palestras sobre temas diversos, entre os quais as afinidades seculares entre as cidades de Luanda e do Porto, designadamente a geminação iniciada em 1662 e renovada em 1999,  a presença do FC Porto em Luanda e Angola e a história recente do país analisada por jornalistas credenciados.

No acto da abertura das festividades, sexta-feira (23 ) o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, destacou as relações de afecto existentes entre Porto, Angola e Luanda, em particular, considerando-as “muito significativas”, tendo em conta a existência de uma  larga história, quer de amizade, respeito mútuo e de consideração.

Para si, por o Porto não ser neutral, na recente visita à mesma do Presidente de Angola, João Lourenço, entregou-o as chaves da cidade, um gesto que considera “naõ ser pouca coisa” mas  que na sua óptica representa exactamente a consideração estima e respeito que merece Angola e os angolanos”.

Por sua vez, o embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, considerou gratificante para si estar no acto na cidade invicta do Porto, que tem significado de fraterno acolhimento, naquilo que ela também representa na ligação não apenas com Luanda, mas com Angola.

O acto contou também com a presença do Presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, do Presidente da Casa do Futebol Clube do Porto em Luanda, Agostinho Rocha, entre outros convidados.

Um dos pontos altos desta iniciativa está agendado para dia 10 de Outubro e terá lugar na Casa da Música, no Porto.
O evento, designado de “Concerto Angolano”, irá juntar em palco diversos artistas Angolanos e portugueses.

Durante a cerimónia, o Futebol Club do Porto, homenageou o já falecido jornalista a angolano, Paulo Araújo.

Fundada em 1997, a Casa do Futebol Clube do Porto em Luanda é uma associação cívica, cultural e recreativa, que tem como missão contribuir para a projecção do FC Porto em África, em particular na República de Angola, e para o desenvolvimento social, cultural e desportivo do país.

FacebookTwitterGoogle+