PR aborda cooperação com embaixador russo

Encontro entre Presidente João Lourenço (à dir.) e o embaixador da Rússia em Angola, Vladimir Tararov FOTO: PEDRO PARENTE

Encontro entre Presidente João Lourenço (à dir.) e o embaixador da Rússia em Angola, Vladimir Tararov
FOTO: PEDRO PARENTE

19 Novembro de 2019 | 16h13 – Actualizado em 19 Novembro de 2019 | 16h25

O Presidente da República, João Lourenço, abordou nesta terça-feira, em Luanda, com o embaixador da Federação Russa, Vladimir Tararov, questões ligadas ao incremento da cooperação nos domínios mineiro, industrial, financeiro e turístico.

Em declarações à imprensa, no final de uma audiência no Palácio Presidencial, em Luanda, o diplomata russo informou que está prevista uma visita de 18 empresários da Rússia, para identificar oportunidades de negócios em Angola.

Segundo Vladimir Tararov, ainda não foi estabelecida uma data para a visita, mas espera que a delegação empresarial russa contribua para o incremento da cooperação nos domínios dos petróleos, extracção de mineiros e formação de quadros.

Em relação ao incremento da cooperação, ressaltou que o Presidente da República, João Lourenço, considerou a ideia “muito útil para as relações bilaterais”, com grande realce para o agro-negócio.

Vladimir Tararov informou que prosseguem os esforços para efectivação dos acordos de geminação entre a República russa de Saha Yakutia com a província da Lunda Sul (Angola).

O diplomata russo agradeceu a participação do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na primeira Cimeira Rússia-África, realizada na cidade de Sochi, de 23 a 24 de Outubro deste ano.

Na cidade russa de Sochi, o Estadista angolano manteve encontros com várias entidades na busca de parcerias económicas.

Histórico dos acordos

Angola e a Rússia têm relações privilegiadas desde 8 de Outubro de 1976, data em que foi assinado o Tratado de Amizade e Cooperação, em Moscovo, na então URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).

A 16 de Novembro de 2004, os dois países rubricam, em Luanda, um acordo para o relançamento da cooperação nos domínios económico e técnico-científico.

No dia seguinte (17 de Novembro de 2004), criaram a comissão inter-governamental de cooperação económica, técnico-científica e comercial.

Os sectores da energia, geologia e minas, pescas, finanças e banca, formação de quadros, defesa e segurança, telecomunicações e tecnologias de informação, ensino superior, transportes, dominam as áreas de cooperação, actualmente.

As autoridades angolanas estimam que vivam, actualmente, em Angola mil russos, enquanto na Rússia residem mil e 500 angolanos.

FacebookTwitterGoogle+