PR angolano aborda cooperação com autoridades do Qatar

CHEGADA DO PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO A CIDADE DE DOHA FOTO: CEDIDA

CHEGADA DO PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO A CIDADE DE DOHA
FOTO: CEDIDA

08 Setembro de 2019 | 00h21 – Actualizado em 08 Setembro de 2019 | 11h11

O Presidente da República, João Lourenço, encontra-se hoje, domingo, com o seu homólogo do Qatar, sheik Tamim bin Hamad Al-Thani, e também com o primeiro-ministro deste emirado, sheik Abdullah bin Khalifa Al-Thani, no quadro da visita oficial de dois dias.

O estadista angolano começa a jornada com encontro de cortesia com o primeiro-ministro, no hotel, seguindo mais tarde ao Palácio Real do emir do Qatar (sheik Tamim bin Hamad Al-Thani) com a sua delegação.

Depois das conversações das duas delegações, haverá a assinatura de acordos em vários domínios de cooperação, com destaque para os da promoção e protecção recíproca de investimentos, marinha mercante, e memorandos de entendimento.

No período da tarde, João Lourenço vai encontra-se com presidentes e altos executivos de empresas de relevo na economia do país, para se analisarem as possibilidades de investimento em Angola e outras formas de cooperação.

A agenda do Chefe de Estado angolano prevê igualmente visitas ao Museu Nacional e Fundação Qatar, além da deslocação a um dos estádios que acolherá o Mundial de futebol de 2022.

O Qatar, com menos de três milhões de habitantes, tem elevado PIB per capita e apresenta um importante excedente ao nível da balança comercial. Estima-se que as pessoas de nacionalidade qatari representem menos de 15% da população total.

A economia baseia-se no petróleo e gás natural, razão pela qual tem sido feito  esforço para a diversificação, nomeadamente através do estímulo ao sector privado. Existem perspectivas de crescimento da área não petrolífera antes do Mundial 2022 em face a investimentos nas infraestruturas para o evento.

Considerado detentor do melhor Produto Interno Bruto per capita do mundo (129.112 por pessoa), o petróleo, gás natural e investimentos no mercado financeiro são as principais fontes de riqueza.

FacebookTwitterGoogle+