PR anuncia funcionamento dos primeiros parques fotovoltaicos

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, nesta segunda-feira, em Lisboa (Portugal), que os primeiros parques de produção de energia fotovoltaica, no centro e sul do país, vão entrar em funcionamento no próximo mês de Julho.

De acordo com o Chefe de Estado, os primeiros parques serão inaugurados e a sua energia injectada na rede nacional em Julho.

João Lourenço, que falava na sessão de abertura da Cimeira sobre Oceanos, afirmou que Angola está a potenciar a economia azul através do reforço da fiscalização e regulação da exploração dos recursos marinhos.

Adiantou que, como país banhado pelo Oceano Atlântico, Angola está obrigada a desenvolver iniciativas e a procurar soluções que concorrem para a sua utilização em moldes que sirvam os interesses de todos.

Disse que o país, nos últimos anos, tem reduzido, significativamente, a queima de combustíveis fósseis para produção de energia eléctrica, privilegiando a produção e transportação de energia de fontes hídricas.

Lembrou que Angola  tem feito um grande esforço de qualificação de quadros, capazes de ajudar o país a atender, com eficácia e eficiência, os assuntos relacionados com as principais situações à volta dos oceanos.

Estamos a prestar uma atenção especial às zonas húmidas que fazem parte do ecossistema marinho  e costeiro, priorizando a protecção e conservação dessas áreas, através de acções de reflorestação  e  conservação de mangais.

Destacou  a campanha de plantação, em oito meses,  de um milhão de mangais em toda orla costeira angolana, realizada com a participação  activa da sociedade civil, principalmente de jovens.

Por outro lado, referiu, que a partir de 2024, Angola vai começar a exportar hidrogénio verde, pois já começou a dar os primeiros passos com a assinatura de um contrato com uma grande empresa alemã, ligada ao sector.

FacebookTwitterGoogle+