PR AUGURA QUE ANGOLA SE TORNE DESTINO TURÍSTICO MUNDIAL

Presidente da República, João Lourenço

O Presidente angolano, João Lourenço, solicitou, esta quarta-feira, em Madrid, o apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT) para o desenvolvimento do sector turístico em Angola.

O Presidente João Lourenço, que visitou hoje a sede da OMT, em Madrid, disse augurar que Angola se torne num importante destino turístico no mundo.

No último dia da visita de oficial ao Reino de Espanha, destinada ao reforço da cooperação bilateral, o Estadista angolano reuniu-se com o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

Na ocasião, disse que Angola tem grandes potencialidades no sector do turismo, actualmente adormecidas, “que precisam do vosso contributo para fazermos de Angola, também, um importante destino turístico no mundo”.

Segundo João Lourenço, a par do desenvolvimento da agricultura, o outro sector da economia que considera fundamental nesse esforço da diversificação da economia é, sem sombra de dúvidas, o turismo.

“Nós temos praias lindas, áreas extensas da nossa costa e a possibilidade de desenvolver o turismo do interior e o turismo rural (…)”, vincou o Presidente da República.

Lembrou que durante a sua estada em Washington DC (EUA), antes de desembarcar na capital espanhola, foram assinados acordos com organizações ligadas à conservação da natureza.

Garantias para desenvolver o turismo

João Lourenço disse ter recebido garantias da Organização Mundial do Turismo para o desenvolvimento do sector em Angola.

“Aguardamos de braços abertos, esperando que embarquem com os investidores interessados em investir em Angola, com a vontade de dar formação aos nossos jovens. O turismo é dos sectores que mais emprego dá”, enfatizou.

Por outro lado, lamentou o facto de o mundo confrontar-se com a pandemia da Covid-19, que afectou, duma forma geral, as economias dos países, sobretudo o turismo.

O turismo, disse, é daqueles sectores das economias dos países que mais sofreram e continuam a sofrer com as consequências da pandemia da Covid-19.

Por sua vez, o secretário-geral da OMT, o georgeano Zurab Pololikashvili, deu garantias de apoio ao desenvolvimento do turismo em Angola.

Na sede da OMT, o Chefe de Estado angolano assinou o livro de honra e descerrou uma placa a assinalar a sua visita a esta organização, com sediada na capital espanhola.

Angola na OMT é membro efectivo da Organização Mundial do Turismo desde 1989.

Potencialidades turísticas de Angola

Angola possui um vasto património turístico, no qual sobressaem as Quedas de Calandula, a Serra da Leba, a Fenda da Tundavala, o Arco do Namibe, o Morro Moco, As Cachoeiras do Binga, bem como uma fauna bastante diversificada que atrai muitos turistas nacionais e estrangeiros.

Um dos projectos mais promissores desenvolvidos pelo Governo de Angola na área do turismo é o da Bacia de Okavango. Duzentos e 78 mil quilómetros quadrados é a extensão total da área abrangida pelo projecto turístico “Okavango/Zambeze”, que integra cinco países da região.

Angola tem um novo regime de isenção e simplificação de concessão de vistos de turismo, em vigor desde 30 de Março de 2018.

As novas regras isentam e facilitam o acesso ao visto a cidadãos de 61 países, incluindo Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Brasil e Timor-Leste, desde que apresentem bilhete de passagem, passaporte, comprovativos de alojamento e meios de subsistência, durante o pedido de visto de Turismo, que poder ser emitido no aeroporto, à chegada à capital angolana (Luanda).

OMT e objectivos

Criada em 2003, a Organização Mundial do Turismo é uma agência especializada das Nações Unidas.

A OMT é, igualmente, a principal organização internacional de âmbito turístico e um fórum mundial para o debate das questões da política de turismo.

Actualmente, congrega 159 países, seis membros associados e mais de 500 membros afiliados. Estes últimos representam o sector privado, associações afins, instituições de educação e autoridades turísticas locais.

Funciona como um fórum global para questões de políticas turísticas e como fonte de conhecimento prático sobre o turismo, promovendo um turismo responsável, durável e acessível a todos, prestando atenção particularmente aos interesses dos países em desenvolvimento.

Entre as personalidades mundiais que visitaram a sede da OMT, em Madrid, estão o Presidente do Congo, Denis Sassou Ngueso, o primeiro-ministro da Geórgia, Geogi Kvikashvili, os Estadistas da República Dominicana, Luis Abinar Corona, da Guatemala, Aleyandro Faella, e os antigos secretários-gerais da ONU, nomeadamente Boutros Ghali, Ban Ki-Moon e Kofi Annan.

FacebookTwitterGoogle+