PR chega a Kinshasa para cimeira tripartida

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO  FOTO: FRANCISCO MIUDO

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO
FOTO: FRANCISCO MIUDO

O Presidente da República, João Lourenço, desembarcou hoje, quarta-feira, em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), para participar numa cimeira tripartida ao lado dos homólogos do país anfitrião, Joseph Kabila e do Congo, Dennis Sassou Nguesso.

O encontro, que se enquadra nas consultas regulares entre os três chefes de Estado, vai avaliar os preparativos para a realização das eleições na RDC, adiadas de  31 de Dezembro de 2017 para  23 de Dezembro de 2018.

O adiamento das eleições levou a que a oposição exigisse a saída do Presidente Kabila que constitucionalmente está impedido de voltar a concorrer ao mandato presidencial.

O adiamento alimentou suspeitas de que Joseph Kabila tente eliminar limites constitucionais de mandato, o que deixa latente uma convulsão social interna com prováveis consequências para os países vizinhos.

Entretanto, da parte do Presidente Kabila há o comprometimento de cumprir o calendário eleitoral para o pleito de Dezembro próximo.

Essa posição do Presidente Kabila também já havia sido manifestada aos homólogos de Angola e do Congo, durante uma cimeira sobre o mesmo tema, realizada em Dezembro de 2017, em Brazzaville.

A cimeira tripartida de Kinshasa tem duração de um dia. Angola, RDC e Congo integram a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIGRL).

FacebookTwitterGoogle+