PR defende desenvolvimento do Turismo

João Lourenço, Presidente da República FOTO: PEDRO PARENTE

João Lourenço, Presidente da República
FOTO: PEDRO PARENTE

08 Abril de 2020 | 15h55 – Actualizado em 08 Abril de 2020 | 16h51

O Presidente da República, João Lourenço, declarou esta quarta-feira , em Luanda, que o sector do Turismo assume um importante papel como promotor do desenvolvimento e gerador de receitas e de postos de trabalho no país. 

Ao falar na cerimónia de posse de novos governantes, o Chefe de Estado angolano sublinhou que, no domínio do Turismo, o país tem grandes potencialidades e, por algumas razões, não estão desenvolvidas.

No acto, o Presidente da República disse que para se inverter esse quadro conta com a capacidade da nova titular da pasta, que, apesar de ser jovem, já conseguiu atrair o interesse de investidores para o sector.

João Lourenço referia-se à bióloga, ictiologista (estuda os peixes) e conservacionista Adjany Costa, empossada como ministra da Cultura, Turismo e Ambiente.

A nova governante já desempenhou a função de directora de projecto do Okavango “Wilderness Project” da National Geographic.

“Apostamos na juventude, na mulher, mas também no saber e na ciência”, observou João Lourenço, que encorajou os empossados a trabalharem em parceria com outros departamentos ministeriais.

Em cerimónias separadas, Adão de Almeida tomou posse como ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República.

Em seguida, em outra cerimónia, foram empossados os ministros João Ernesto dos Santos (Defesa Nacional e Veteranos da Pátria), Téte António (Relações Exteriores), Marcy Cláudio Lopes (Administração do Território), António Francisco de Assis (Agricultura e Pescas), Victor Francisco dos Santos Fernandes (Indústria e Comércio) e Diamantino Pedro Azevedo, (Recursos Minerais, Petróleo e Gás).

No mesmo acto, tomaram posse os ministros Manuel Tavares de Almeida (Obras Públicas e Ordenamento do Território), Manuel Gomes da Conceição Homem (Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social) e Adjany da Silva Freitas Costa, Cultura, Turismo e Ambiente).

Numa terceira cerimónia, João Lourenço empossou os secretários de Estado José Maria de Lima (para a Defesa Nacional), Afonso Carlos Neto (Indústria Militar), Domingos André Tchikanha (Veteranos da Pátria), Laurinda Jacinto Prazeres Monteiro (Administração do Território) e Márcio de Jesus Lopes Daniel (Autarquias Locais).

A lista dos secretários de Estado empossados esta quarta-feira prossegue com José Carlos Lopes da Silva Bettencourt (Agricultura e Pecuária), André de Jesus Moda (Florestas), Esperança Maria Eduardo Francisco (Pescas), Ivan Magalhães do Prado (Indústria), Amadeu de Jesus Alves Leitão Nunes (Comércio) e Jânio da Rosa Corrêa Victor (Recursos Minerais).

Completam a lista os secretários de Estado José Alexandre Barroso (Petróleo e Gás), Carlos Alberto Gregório dos Santos (Obras Públicas), Ana Paula Chantre Luna de Carvalho (Ordenamento do Território), Mário Augusto da Silva Oliveira (Telecomunicações e Tecnologias de Informação), Nuno dos Anjos Caldas Albino (Comunicação Social), Maria da Piedade de Jesus (Cultura) e Paula Cristina Francisco Coelho (Ambiente).

Já Mendes Lourenço Gaspar foi empossado no cargo de vice-governador da província da Lunda Sul para o sector Político, Social e Económico.

O Presidente da República e Titular do Poder Executivo, João Lourenço, reduziu os departamentos ministeriais de 28 para 21.

FacebookTwitterGoogle+