PR defende reforço da cooperação entre Angola e São Tomé e Príncipe

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, defendeu esta segunda-feira, em Luanda, uma revisão da cooperação entre Angola e São Tomé e Príncipe, em prol do reforço das relações bilaterais e do desenvolvimento político, económico e social de ambos os países.

Em conferência de imprensa, concedida no final do encontro com o seu homólogo santomense, Carlos Vila Nova, o Estadista angolano advogou que a revisão da cooperação passa pelas áreas da defesa, saúde, pescas, transportes marítimos e aéreo e outras que se julgarem do interesse bilateral.

Na ocasião, lamentou o facto de ambos os governos estarem há 15 anos sem realizar uma reunião da Comissão Mista Bilateral, criada em Janeiro de 1980.

Neste sentido, o Presidente da República informou que durante o encontro privado com o seu homólogo santomense concordaram realizar uma reunião da Comissão Mista, nos dias 29 e 30 deste mês, em São Tomé e Príncipe.

Carlos Vila Nova está em Angola desde domingo (8), para uma visita de trabalho de três dias, no quadro do reforço da amizade e cooperação entre os dois povos e governos.

Com base na sua agenda, manteve hoje (09), no Palácio Presidencial, um encontro privado com o seu homólogo angolano, João Lourenço.

Esta tarde, o Estadista santomense participa de uma cerimónia solene na Assembleia Nacional.

Angola e São Tomé e Príncipe formalizaram a cooperação em Fevereiro de 1978, através do Acordo Geral de Amizade e de Cooperação e da Comissão Mista Bilateral (1980).

Em 1995, rubricaram um acordo de Protecção Recíproca de Investimentos, com vista à criação de condições favoráveis para estimular as iniciativas privadas e intensificar a cooperação económica entre ambos os Estados.

Membros da Comunidade dos países de Língua Portuguesa (CPLP)  e da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), Angola e São Tomé e Príncipe mantêm excelentes relações políticas, diplomáticas, de cooperação e amizade.

FacebookTwitterGoogle+