PR e homólogos falam sobre Grandes Lagos

Presidente da República, João Lourenço (à direit.), Participa na reunião da Troika com os Presidentes da África do Sul e Uganda FOTO: PEDRO PARENTE

Presidente da República, João Lourenço (à direit.), Participa na reunião da Troika com os Presidentes da África do Sul e Uganda
FOTO: PEDRO PARENTE

A questão da instabilidade na Região dos Grandes Lagos e do financiamento da União Africana (UA) dominaram, nesta segunda-feira, em Addis-Abeba, os encontros de concertação do Chefe de Estado, João Lourenço, com homólogos e dirigentes do órgão continental.

O Presidente Angolano, que prevê deixar a capital da Etiópia ainda hoje, depois de participar na 30ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da UA, discutiu a situação nos Grandes Lagos com o homólogo do Congo, Dennis Sassou Nguesso.

À saída do encontro, Sassou Nguesso disse à imprensa angolana que Angola e o seu país têm uma velha relação de amizade que os obriga a avaliar, de forma permanente, os problemas candentes da região.

Informou que os dois estadistas abordaram a questão da cooperação dos dois Estados, mas os problemas dos Grandes Lagos constituíram o principal assunto à mesa.

Disse ter procurado, no encontro, conhecer melhor alguns dossiers que o Presidente Angolano domina, na qualidade de ex-presidente da Conferência Internacional Sobre a Região dos Grandes Lagos.

“Tomei a presidência depois dele, razão pela qual tive de saber o que dominava sobre as questões da segurança e da paz na região. São essas questões que nós procuramos sempre abordar”, expressou.

No encontro com João Lourenço, disse ter analisado a questão da República Democrática do Congo (RDC), onde continua a haver um clima de tensão política e instabilidade militar.

Ainda hoje, o Presidente Angolano participou de uma Troika com os homólogos da África do Sul, Jacob Zuma, e do Uganda, Yoweri Museveni. Os temas abordados não foram revelados.

Antes desse encontro a três, João Lourenço reuniu com o Alto Representante sobre o Financiamento do Fundo de Paz e Segurança da União Africana, Donald Kaberuca, que disse aos jornalistas, no final da reunião, terem mantido um encontro “interessante”.

Segundo Donald Kaberuca, felicitou João Lourenço pelo trabalho que está a fazer e encoraja-o a continuar os esforços para garantir o crescimento e a prosperidade de Angola.

Informou que recebeu conselhos do Presidente Angolano sobre como pode ser feito o financiamento da organização africana e manifestou o interesse de continuar a trabalhar com o Governo de Angola para garantir um financiamento efectivo na UA.

“Foi um encontro muito construtivo e fiquei satisfeito com os resultados”, declarou.

Entretanto, ainda esta manhã o Presidente de Angola participou em algumas plenárias da 30ª Sessão da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da UA, que analisaram vários relatórios, com destaque para o relativo à Paz e Segurança.

De igual modo, os Chefes de Estado e de Governo apreciaram os relatórios sobre Alterações Climáticas e sobre Educação, Ciência e Tecnologia, estando previsto para o final dos trabalhos a aprovação das decisões da 30ª Cimeira Ordinária.

A reunião de cúpula decorre desde domingo último sob o lema “Vencer a Luta Contra a Corrupção: Um Caminho Sustentável para a Transformação de África”.

FacebookTwitterGoogle+