PR envia condolências a homólogo do Zimbabwe

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO FOTO: CEDIDA PELA FONTE

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO
FOTO: CEDIDA PELA FONTE

06 Setembro de 2019 | 20h42 – Actualizado em 07 Setembro de 2019 | 13h50

O Presidente da República, João Lourenço, considerou, hoje (sexta-feira), que com a morte de Robert Mugabe, pai da independência do Zimbabwe, a África perdeu “um grande filho, que conduziu com valentia e heroísmo a luta pela liberdade, pelo resgate da soberania nacional”.

Essa consideração está expressa na mensagem de condolências enviada ao Chefe de Estado do Zimbabwe, Emmerson Dambudzo Mnangagwa, pelo falecimento do ex-Presidente daquele país da África Austral, que faleceu por doença nesta sexta-feira, em Singapura, aos 95 anos de idade.

Na nota a que a Angop teve acesso, o Estadista angolano refere que foi com bastante tristeza que tomou conhecimento do passamento físico do ex-Presidente da República do Zimbabwe.

“Perdeu-se um político eloquente e corajoso que dedicou grande parte da sua vida à causa nobre do progresso e do desenvolvimento do Zimbabwe e da África”, lê-se no documento.

Em seu nome próprio, do Executivo e do Povo angolano, o Presidente João Lourenço apresenta na mensagem as mais profundas e sentidas condolências ao seu homólogo e ao Povo zimbabweano, pelo passamento físico de “um dos seus mais ilustres filhos, e um grande símbolo da história contemporânea do Zimbabwe”.

João Lourenço estendeu os sentimentos de pesar à família enlutada e expressou solidariedade à nação zimbabweana.

FacebookTwitterGoogle+