PR envia mensagem ao homólogo da Zâmbia

Uma mensagem de condolências do Presidente da República, João Lourenço, foi transmitida, esta quinta-feira, em Lusaka, ao seu homólogo da Zâmbia, Hakainde Hichilema, pela morte do antigo Chefe de Estado zambiano, Rupiah Banda.

Na missiva verbal, transmitida pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, o estadista angolano exprime, em seu nome, do Governo e do povo angolano, “sentidas condolências” pela perda do ex-Presidente da Zâmbia.

Téte António, que representa o Presidente João Lourenço nas exéquias, enalteceu, no livro de condolências, as qualidades do antigo estadista zambiano, que será sepultado sexta-feira no Cemitério Presidencial, em Lusaka, segundo um comunicado de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores.

Rupiah Banda, 4° Presidente da República da Zâmbia, morreu sexta-feira (11), aos 85 anos, vítima de doença. Governou o país de 2008 a 2011, em substituição de Levy Mwanawasa.

A nota do MIREX refere que depois de Lusaka o chefe da diplomacia angolana segue para Lilongwe, Malawi, onde vai participar, de 18 a 19 do mês em curso, numa sessão do Conselho de Ministros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

FacebookTwitterGoogle+