PR expressa sentimentos de pesar pela morte de Shinzo Abe

O Presidente da República, João Lourenço, expressou, neste sábado, sentimentos de pesar ao Imperador do Japão, Naruhito, e ao primeiro-ministro Fumio Kishida, pela morte, trágica, de Shinzo Abe, antigo primeiro-ministro daquele país.

Em nota, o Chefe de Estado enaltece, no contacto com as duas entidades, o papel desempenhado por Shinzo Abe, que, na qualidade de primeiro-ministro, “exerceu as suas funções com reconhecido dinamismo, energia, zelo e dedicação e sempre com o sentido do dever e entrega à execução das tarefas que lhe foram acometidas”.

O Presidente João Lourenço destaca, ainda, o facto de o malogrado, antigo primeiro-ministro nipónico, ter prestado uma particular atenção às questões que envolvem o continente africano e, em especial, à cooperação com a República de Angola.

O ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, o líder a permanecer mais tempo no posto no país, morreu sexta-feira (8) horas depois de ter sido baleado durante um comício na cidade de Nara.

Shinzo Abe tinha 67 anos e foi primeiro-ministro por um período curto de 2006 a 2007 e, depois, de 2012 a 2020. Foi o primeiro assassinato de um ex-primeiro-ministro no cargo no Japão desde a década de 1930, período anterior à Segunda Guerra Mundial.

FacebookTwitterGoogle+