PR prioriza combate à seca no sul de Angola
O Presidente da República, João Lourenço, disse hoje, em Luanda, que a primeira prioridade do seu mandato, se ganhar as próximas eleições, será a continuação do Programa de Combate à Seca no Sul de Angola.
O Chefe de Estado angolano, que falava em entrevista colectiva, no Palácio Presidencial, recordou que o programa, avaliado em 4.5 mil milhões de dólares, está estudado e aprovado, contemplando as províncias do Cunene, Namibe e parte da Huíla.
“A nossa missão é mobilizar os tais recursos e, já agora, posso adiantar que fica tudo em cerca de 4.5 mil milhões de dólares, pela causa de salvar vidas e garantir o desenvolvimento daquela região do país, pois sem água e energia não há desenvolvimento”, afirmou.
Do programa constam vários projectos, tendo destacado o do canal do Cafu (Sistema de Transferência de Água do Rio Cunene), no sentido de acudir um total de 230 mil habitantes e 255 mil cabeças de gado, na província do Cunene.
Anunciou que outra prioridade será a implementação do Projecto Kilonga, na província de Luanda, que prevê disponibilizar 250 mil metros cúbicos de água/dia, visando uma mudança significativa na melhoria da oferta de água na cidade capital, com mais de um terço da população angolana.
No sector da energia, João Lourenço disse que é dever do Executivo atender, em primeiro lugar, as infra-estruturas, pois o resto faz o privado.
Indicou que a energia produzida na Bacia do Cuanza, nas barragens de Capanda e Laúca, da Central do Ciclo Combinado do Soyo, já está a ser fornecida no centro do país, nas províncias do Huambo e Bié.
“Uma das prioridades do futuro mandato será de fazer chegar essa energia ao sul e ao leste do país”, sublinhou.
Anunciou ainda que se vai interligar a energia da Barragem do Gove, província do Huambo, com a da Matala, Huíla, bem como da energia da substação recém-inaugurada no Huambo, para a cidade do Lubango (Huíla), para daí seguir para o Namibe.
O Presidente da República informou também que se vai fazer chegar a energia do Gove (Huambo) a Menongue (Cuando Cubango), bem como da Bacia do Cuanza.