PR quer dinamismo na cooperação com Tchad

PRESIDENTE DA REPÚBLICA JOÃO LOURENÇO, DISCURSA DURANTE AS CONVERSAÇÕES ANGOLA E TCHAD FOTO: FRANCISCO MIÚDO

PRESIDENTE DA REPÚBLICA JOÃO LOURENÇO, DISCURSA DURANTE AS CONVERSAÇÕES ANGOLA E TCHAD
FOTO: FRANCISCO MIÚDO

Mesa das conversações entre Delegações de Angola e Tchad FOTO: FRANCISCO MIÚDO

Mesa das conversações entre Delegações de Angola e Tchad
FOTO: FRANCISCO MIÚDO

22 Agosto de 2019 | 12h10 – Actualizado em 22 Agosto de 2019 | 17h58

O Presidente da República, João Lourenço, encorajou, nesta quinta-feira, as autoridades de Angola e do Tchad a identificarem novas áreas para dinamizar a cooperação bilateral.

Ao intervir na cerimónia de recepção do seu homólogo tchadiano, o Chefe de Estado angolano sugeriu acções concretas nas áreas das ciências, agricultura, indústria, energia, águas, do ensino e dos transportes.

João Lourenço entende haver potencialidades que podem contribuir para alavancar o desenvolvimento dos dois Estados e dos respectivos povos.

Em outro momento da sua intervenção, o Presidente angolano afirmou que Angola está a promover políticas que visam a implementação de maior dinamismo nas instituições do Estado.

Destacou, entre as várias medidas, a luta contra a corrupção, a moralização da sociedade e o respeito pela coisa pública.

Os dois países têm um quadro de cooperação que incide, fundamentalmente, na troca de informação política e diplomática.

Angola tem sido um parceiro importante para o Tchad, apoiando-o nas várias organizações a que ambos pertencem como a Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos e a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

O Presidente do Tchad, Idriss Déby Itno, encontra-se, desde quarta-feira, em visita de Estado de 24 horas a Angola, com o objectivo de reforçar a cooperação bilateral.

FacebookTwitterGoogle+