PR REAFIRMA ESFORÇO DO EXECUTIVO PARA INDUSTRIALIZAÇÃO DO PAÍS

Presidente da República, João Lourenço (à dir.), na Lunda Sul

O Presidente da República, João Lourenço, afirmou, esta sexta-feira, que prosseguem esforços para industrializar o país e agregar valor às matérias-primas nacionais.

O estadista angolano falava aos jornalistas depois de inaugurar o Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, na província da Lunda Sul, que dispõe de três fábricas de delapidação de diamantes.

Disse que, a semelhança do que acontece no sector dos petróleos, com aumento e construção de refinarias, o Executivo pretende igualmente expandir a indústria diamantífera para outras regiões do país, a fim de garantir mais postos de trabalho à juventude e reduzir as assimetrias regionais.

João Lourenço anunciou que a KGK, um das fábricas inauguradas hoje, vai assegurar 600 empregos, 70 por cento dos quais para nacionais, sublinhando tratar-se de um projecto evolutivo aberto a outros empresários do ramo diamantífero.

Na sua intervenção, João Lourenço disse que o Executivo está a trabalhar no sentido de interligar o sistema eléctrico Norte ao Leste do país, para permitir a transportação de energia eléctrica das fontes de produção (barragens) às populações.

Por outro lado, reiterou a aposta na criação de condições para garantir um ensino superior de qualidade em todas as províncias do país.

“Pretendemos um ensino superior de qualidade para todos os cantos do país e, a medida que vamos conseguindo recursos financeiros para o cumprimento deste desejo, vamos fazê-lo. Queremos um país desenvolvido sem descriminaçao, porque o Executivo não tem filhos e enteados, só tem filhos e tem que tratar todos por igual”, acrescentou.

O Presidente angolano, que se faz acompanhar da primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, regressa à capital do país, Luanda, esta tarde.

FacebookTwitterGoogle+