PR RECEBE MENSAGEM DO HOMÓLOGO DA CHINA

Presidente da República, João Lourenço, durante a audiência que concedeu ao embaixador da China em Angola, Gong Tao

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, recebeu esta sexta-feira, em Luanda, uma mensagem do seu homólogo chinês, Xi Jinping, que aborda questões de interesse bilateral.

Foi portador da missiva o embaixador da China em Angola, Gong Tao, que aproveitou a ocasião para abordar com o Estadista angolano questões ligadas à cooperação bilateral em diversas áreas.

No final da audiência, o diplomata chinês reiterou à imprensa a intenção de o Governo do seu país continuar a intensificar os laços de cooperação existentes, promover e estimular as empresas chinesas a investir em Angola, fundamentalmente, nos sectores da indústria, agricultura, pescas e exploração de minerais.

Sobre o combate à pandemia da Covid-19, Gong Tao disse que o seu país vai continuar a prestar todo o apoio a Angola na aquisição de equipamentos de biossegurança e de vacinas .

Parceria económica e comercial

Desde 2007, Angola é o maior parceiro comercial da China em África, com um volume de negócios que registou, só em 2010, um total de 24,8 mil milhões de dólares norte-americanos.

Dez anos mais tarde (2017), o valor das trocas comerciais com o país asiático ascendeu, no I trimestre, a 61,32 por cento, ou seja, para 5,55 mil milhões de dólares norte-americanos.

A China é actualmente o maior credor de Angola, com base em várias linhas de crédito abertas pelo Governo Chinês, através de bancos estatais.

A dívida, paga essencialmente com o valor da venda de petróleo, rondava, até 2019, os 23 mil milhões de dólares.

No final de 2018, a China aprovou uma nova linha de financiamento de 2 mil milhões de dólares norte-americanos.

FacebookTwitterGoogle+