Presidente da República aborda questões de interesse bilateral com Primeiro-ministro da RCA

Foto: Francisco Miúdo

Foto: Francisco Miúdo

O Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu em audiência hoje, quinta-feira, na Palácio Presidencial, em Luanda, o Primeiro-ministro da República Centro Africana, André Nzapayeke, com quem abordou questões relacionadas com a cooperação bilateral e os desenvolvimentos políticos neste pais membro da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos.

No final da audiência de cerca de uma hora, André Nzapayeke,  não prestou nenhuma informação aos jornalistas.

Nesta região do continente africano persistem  ainda alguns conflitos  armados na República Democrática do Congo, na República Centro Africana e entre do Sudão e o Sudão do Sul, e o Presidente José Eduardo dos Santos tem procurado soluções para os mesmos .

O Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, assume desde Janeiro deste ano por um período de dois anos, a presidência da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), em substituição do Uganda, no lugar desde 2011.

A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram esta parte do continente, em 1994, os quais levaram ao reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço conjugado para a promoção da paz e o desenvolvimento da região.

São membros da CIRGL, além de Angola, o Congo ,  RDCongo,  República Centro Africana, Zâmbia, Sudão do Sul, Rwanda, Tanzânia e Uganda.  Africa do Sul integra o grupo na qualidade de convidado.

A República Centro -Africana é um país localizado no centro da África,  na Região dos Grandes Lagos , limitado a norte pelo Tchad, a nordeste pelo Sudão, a leste pelo Sudão do Sul, a sul pela República Democrática do Congo e pela República do Congo, e a oeste pelos Camarões. A capital do país é a cidade de Bangui.

A antiga colónia francesa de Ubangui -Chari fez parte da África Equatorial Francesa. Em 1958, tornou-se república dentro da Comunidade Francesa e totalmente independente em 1960.

A República Centro -Africana é um dos poucos países africanos sem saída para o mar. O terreno é pouco acidentado, tendo as suas maiores altitudes nos restos do maciço de Adamaoua, que chega dos Camarões, a noroeste, e no maciço dos Bongo, a nordeste. A sul, é marcado pelos vales dos rios Ubangui e Boma.

Com uma  superfície de 622.984 quilómetros quadrados a RCA tem uma população estimada em 4.444.330 habitantes.

FacebookTwitterGoogle+