Presidente da União Africana já em Luanda

O presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki, chegou na tarde desta quarta-feira a Luanda, para participar na cerimónia de investidura do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, que acontece quinta-feira (15).

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Moussa Faki recebeu cumprimentos de boas-vindas do ministo angolano das Relações Exteriores, Téte António, e da secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça.

Em declarações à imprensa, o presidente da Comissão da União Africana enalteceu o papel desempenhado por Angola na manutenção da paz em África, com destaque para a região dos Grandes Lagos.

Segundo aquele responsável da União Africana, a sua presença em Angola é sinal de reconhecimento do esforço empreendido pelo Presidente João Lourenço para a paz em vários países do continente.

No quadro da cerimónia de investidura do Presidente João Lourenço, também chegou hoje à capital angolana o vice-presidente do Burundi, Prosper Bazombanza, que destacou as boas relações de cooperação e políticas existentes entre Angola e Burundi.

Por seu lado, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, Nikola Selakovic, que também chegou a Angola esta quarta-feira, reiterou a disposição do seu país em contribuir para a diversificação da economia de Angola, em diferentes sectores.

Ainda hoje, escalou a cidade de Luanda o ministro dos petróleos e da energia do Tchad, Djerassen Le Bemadjei, em representação do presidente Idriss Itno.

Com o mesmo propósito, também chegaram a Luanda, nesta quarta-feira, o ministro assessor do Presidente da República da Nicarágua, Mohamer Farrara lashtar, e Liu Yuxi, em representação do governo chinês.

A investidura do Presidente João Lourenço e da Vice-presidente da República, Esperança da Costa, realiza-se na Praça da República, em Luanda, na sequência da vitória do MPLA nas eleições gerais de 24 de Agosto último.

No acto são esperados convidados nacionais e internacionais, entre os quais dezenas de Chefes de Estado e de Governo.

FacebookTwitterGoogle+