Presidente João Lourenço felicita Espanha

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, esta quarta-feira, o Rei Filipe VI e o Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, por ocasião do dia nacional daquele país europeu, que hoje se assinala.  

Em mensagens enviadas às duas entidades, João Lourenço assinala o alto nível da cooperação mantida entre Angola e o Reino de Espanha em vários domínios, informa uma nota da Secretária de Imprensa do Presidente da República.

Na missiva, o Presidente João Lourenço manifesta a intenção de “continuar a criar sinergias em sectores-chave para as economias dos dois países, de modo a gerar resultados concretos que concorram para o engrandecimento das duas nações”.

As relações bilaterais entre Angola e o Reino de Espanha têm como base o Acordo Geral de Cooperação, assinado a 20 de Maio de 1987, e o Acordo Complementar ao Acordo Geral assinado em Novembro de 1987.

A cooperação entre os dois países tem-se intensificado no sector empresarial com a presença de empresas espanholas em Angola.

A Espanha conta com mais de 60 empresas a operar em Angola em sectores distintos como a energia, banca, construção e agricultura.

Volume de negócios

Em termos de comércio bilateral, de 2015 a 2019, o volume de negócios fixou-se em 7,5 mil milhões de Euros baseado, sobretudo, nas exportações de Angola para Espanha, consubstanciadas na venda de petróleo bruto.

Antes de 2015, o comércio entre os dois países estava fixado em cerca de dois mil milhões de Euros/ano de exportações de Angola e entre 200 e 400 milhões de Euros de exportações de Espanha para Angola.

Entretanto, nos últimos três anos as trocas comerciais diminuíram muito, estando avaliadas em 1,7 mil milhões de exportações angolanas.

Quanto a programas para o fomento das relações económicas entre os dois países, o Reino de Espanha tem em curso projectos que fazem parte da Secretaria de Estado de Comércio Exterior, que tem servido de apoio para a implantação das empresas espanholas em Angola.

Em particular, existem três grandes instrumentos financeiros em curso, nomeadamente o seguro de crédito à exportação, o fundo para a internacionalização de empresas espanholas e os financiamentos para o investimento a nível da Companhia Espanhola para o Financiamento do Desenvolvimento (COFIDES).

FacebookTwitterGoogle+