Presidente Jorge Carlos Fonseca saúda cooperação entre angolanas e cabo-verdianas
O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca saudou domingo a cooperação entre as mulheres angolanas e cabo-verdianas, classificando-a de “muito importante”.
Num encontro, em Oeiras, com Zulmira Casimiro e Luzia Moniz, respectivamente secretária-adjunta e membro do Comité da OMA em Portugal, à margem das comemorações do 27 de Março, Dia da Mulher Cabo-verdiana, Jorge Carlos Fonseca sublinhou a importância de as mulheres angolanas e cabo-verdianas unirem esforços em prol das suas causas e objectivos.
Ao agradecerem ao Presidente, as representantes da OMA reafirmaram a disponibilidade da organização em reforçar os laços de amizade e cooperação com as mulheres de Cabo Verde, nomeadamente no âmbito do Fórum PALOP.
O encontro decorreu na presença da embaixadora de Cabo Verde em Portugal, Madalena Neves e da líder da Associação da Mulheres Cabo-verdianas na Diáspora em Portugal (AMCDP), Maria de Lourdes.
Zulmira Casimiro e Luzia Moniz convidaram as cabo-verdianas a fazerem parte de projectos que visam a promoção da mulher africana na diáspora.
Durante o acto comemorativo, o estadista cabo-verdiano, um dos padrinhos da campanha das Nações Unidas “Ele por Ela” contra a violência doméstica contra as mulheres, apelou aos homens e rapazes a aderirem à referida iniciativa da ONU, através da internet porque, sublinhou “democracia rima com igualdade de género”.
“A igualdade de género é um elemento essencial do Estado de direito e da democracia”, concluiu.