Presidente reúne equipa económica

Fotografia: Jaimagens

Fotografia: Jaimagens

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, retoma hoje, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, as sessões de trabalho com as comissões Económica e para Economia Real do Conselho de Ministros.

É a primeira reunião do Presidente da República este ano com os dois órgãos técnicos auxiliares que tratam, respectivamente, da condução da agenda macroeconómica do Executivo e da formulação e execução da política de fomento do sector produtivo.
A agenda de trabalhos não foi divulgada, mas é dado adquirido que, entre outras matérias, em cima da mesa vai estar um relatório preliminar sobre o impacto das mais recentes medidas em relação às subvenções dos preços dos derivados do petróleo e o reajuste das tarifas da energia e água em Luanda e Benguela.
Desde o primeiro dia de Janeiro que terminaram as subvenções ao gasóleo, tendo o preço subido de 90,00 kwanzas para 135,00 kwanzas o litro. Em relação à gasolina, que há vários meses é comercializada sem subsídios, subiu de 115,00 kwanzas para 160,00 kwanzas o litro. Além do gasóleo e da gasolina, também o petróleo iluminante e o gás doméstico sofreram aumentos.
Com esta medida o Governo vai dispor de mais dinheiro para aplicar em projectos de sectores como a Saúde e Educação. O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera os subsídios sobre os preços de derivados de petróleo uma componente importante para a economia angolana, devido à forte pressão que exerce sobre o Orçamento Geral do Estado.
Outra questão que deve merecer igual atenção do Executivo tem a ver com as informações sobre a variação do preço do petróleo, o principal produto das exportações angolanas, no mercado internacional.

FacebookTwitterGoogle+