Primeira-dama destaca importância do educador social

Ana Dias Lourenço - Primeira-Dama de Angola FOTO: GASPAR DOS SANTOS

Ana Dias Lourenço – Primeira-Dama de Angola
FOTO: GASPAR DOS SANTOS

26 Novembro de 2019 | 14h17 – Actualizado em 26 Novembro de 2019 | 16h46

A primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, destacou nesta terça-feira, em Luanda, a importância do assistente social e dos educadores social e de infância na promoção da inclusão social.

Ao presidir a cerimónia de abertura do ciclo de conferências “Educar para a Cidadania”, promovido pelo seu gabinete, Ana Dias Lourenço, defendeu que cada angolano, em situação de risco ou de vulnerabilidade, deve ser protegido e auxiliado a alcançar uma cidadania plena, desde a infância ao final da sua vida.

Considerou que estas profissões desempenham uma função incontornável na promoção da inclusão social de pessoas em situação de risco, excluídas, ou em vulnerabilidade social, através da promoção da formação cívica, do fomento dos direitos humanos e da igualdade de género.

De acordo com a primeira-dama, para a construção deste alicerce, existem três profissões imprescindíveis e que precisam de ser mais que valorizadas no país: o assistente social, o educador social e o educador de infância.

Referiu ser incontornável a valorização dos profissionais que promovem a mudança social, a coesão social e o empoderamento, para a realização integral da pessoa humana, potenciando ao máximo todas as suas aptidões.

“As profissões de assistente social, educador social e educador de infância, não são de gabinete, são profissões de campo, são missões de vida, são compromissos que deixarão uma marca nos cidadãos e nas comunidades por onde cada um destes profissionais passar”, disse.

 Acrescentou ser firme o propósito de trabalhar em prol da redução das desigualdades sociais, promover a inclusão social das crianças, jovens e idosos, advogar e colaborar com o Executivo na implementação de medidas de protecção social.

Para o efeito, sublinhou, foram criadas duas plataformas, designadamente a “Roda do amor”  e a “ Transforme vidas, seja mulher” com a finalidade de promover valores e princípios sociais.

Enquanto a “Roda do amor” é dirigida à criança na primeira infância, a segunda é para jovens, em particular meninas, para as motivar a assumirem o seu papel como agentes da mudança e como uma influência na sociedade.

“No universo dos diversos eixos prioritários de desenvolvimento, tenho, como primeira-dama da República, dedicado particular atenção à educação nos primeiros anos de vida das nossas crianças”, referiu.

Ana Dias Lourenço disse acreditar que o investimento na educação pré-escolar e, subsequentemente, na formação dos educadores de infância, se assemelha “à fundação de uma casa”.

Realçou os esforços do Executivo que, em 2020, vai proceder à abertura de um mestrado em Metodologia de Ensino, especializadas para a educação na infância, de forma a que as funções docentes na educação pré-escolar sejam asseguradas, em cada província, por professores devidamente qualificados e com bom desempenho.

Disse que o evento é um importante espaço de reflexão e partilha de conhecimento sobre os principais desafios dos profissionais que actuam no domínio da intervenção social e da sua qualificação.

Espera que o encontro motive os estudantes que pretendem abraçar as profissões de assistente social, educador social e educador de infância, bem como sensibilize a sociedade civil, em geral, no sentido de valorizar uma cultura de inclusão e destacar a relevância da educação na primeira infância.

O encontro, que decorre com o lema “O contributo do assistente social, do educador social e do educador de infância para a cidadania, equidade e qualidade do ensino”, contou com a participação da ministra de Estado para área Social, Carolina Cerqueira, de titulares de diversos ministérios, docentes e estudantes.

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