PRIMEIRA-DAMA ENTREGA KITS DE DIAGNÓSTICO PRECOCE


Ana Dias Lourenço, Primeira Dama da República

A primeira-dama da República, Ana Dias de Lourenço, procedeu, esta sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), a entrega de 12 máquinas “M.PIMA” de diagnóstico precoce para as províncias do Moxico, Cuando Cubango, Lunda Sul e Lunda Norte.

O equipamento denominado “M.PIMA”, serve para a realização de testes, monitoria da carga viral e diagnóstico precoce infantil, à crianças e mulheres grávidas.

A cerimónia antecede o encerramento da formação de técnicos de saúde das províncias da Lunda Sul, Lunda Norte, Moxico e Cuando Cubango, em téncias de manuseio e pessoas padecendo com a doença, que decorreu no hospital geral, numa promoção do Instituto Nacional de Luta Contra Sida.

Na ocasião, Ana Dias de Lourenço, considerou a formação um momento oportuno, para conferir maior responsabilidade aos técnicos de saúde, de formas a corresponderem com as expectativas de acompanhamento integral de pessoas vivendo com a pandemia, com propósito de atingir a meta de reduzir de 26 para 14 porcento da taxa de transmissão da doença, no final da campanha, “Nascer Livre para Brilhar”.

Sublinhou que o projecto, visa essencialmente eliminar a transmissão do VIH/Sida de mãe para filho no país.

A primeira-dama afirmou que espera que com a entrada em acção dos equipamentos, ajudar as unidades sanitárias a evitarem mortes por falta destes serviços anteriormente, bem como melhorar o sistema  a nível da região leste, para se atingir os objectivos preconizados para zero a transmissão de vih/sida até 2030.

Por seu turno, a representante do Instituto Nacional de Luta Contra Sida, Bárbara Pocongo, afirmou que os equipamentos recepcionados permitirão o acesso rápido e seguro aos exames que avaliam a eficácia da terapia antiretroviral, não só na Lunda Sul, como também nos municípios de Lucapa, Cambulo e Dundo (Lunda Norte), Bundas, Luau e Moxico, Menongue e Cuito-Cuanavale (Cuando Cubango).

Os M.PIMAS segundo a representante, são equipamentos de fácil utilização para realização de testes moleculares, permitindo identificar e agir de forma ágil a avaliação e tratamento de uma gestante e diagnóstico precoce infantil e obtenção de resultados em aproximadamente uma hora e meia de processamento.

FacebookTwitterGoogle+