Primeira-dama reforça compromisso da protecção da costa marítima

A primeira-dama de Angola, Ana Dias Lourenço (Arq.) Foto: UN

A primeira-dama de Angola, Ana Dias Lourenço (Arq.)
Foto: UN

29 Agosto de 2019 | 19h14 – Actualizado em 30 Agosto de 2019 | 11h46

A primeira-dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, reforçou quarta-feira (28), em Yokohama (Japão), o seu compromisso pela defesa da protecção da costa marítima africana, evitando o impacto pernicioso dos plásticos na poluição dos solos, da água e do ar, que afecta a saúde dos cidadãos, especialmente mulheres e crianças.

Ana Dias Lourenço, que falava à margem da 7.ª Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD7), no âmbito da campanha denominada “Banir os Plásticos para uma África Livre de Poluição”, reconheceu também a importância do engajamento dos chefes de Estado e de Governo no estabelecimento de políticas públicas e leis, para transformar o desperdício de plástico em oportunidades de emprego e redução da pobreza no continente berço.

Sob o lema “Soluções Relativas à Poluição dos Plásticos para o Desenvolvimento em África”, o encontro, que juntou organizações internacionais e representantes do sector privado japonês, foi presidido pela comissária da União Africana para a Economia Rural e Agricultura, Josefa Sacko.

Participaram também do encontro a directora regional para África do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Juliette Koudenoukpo, o director do Centro Internacional de Tecnologia Ambiental do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUA), Keith Alverson, e representante da primeira-dama do Quénia.

A campanha “Banir os Plásticos para uma África Livre de Poluição” é uma iniciativa da União Africana que visa chamar atenção para a problemática da poluição dos plásticos, que atingiu níveis alarmantes, e foi lançada em Fevereiro último, em Addis Abeba (Etiópia), à margem da 32.ª Assembleia-Geral da União Africana.

Nessa assembleia, as primeiras-damas africanas comprometeram-se em advogar a proibição do plástico no continente africano.

Nesta quinta-feira, a também embaixadora da campanha “Banir os Plásticos para uma África Livre de Poluição” para África Austral, Ana Dias Lourenço, participou, igualmente, de uma mesa redonda sobre a importância do papel das primeiras-damas nas sociedades, presidida pela esposa do primeiro-ministro do Japão, Akie Abe.

FacebookTwitterGoogle+