Primeiro-ministro do Lesotho está em Luanda
18 Março de 2018 | 21h40 – Actualizado em 18 Março de 2018 | 21h40
O primeiro-ministro do Lesotho, Thomas Thabane, chegou na noite deste domingo a Luanda, para uma visita de trabalho de 24h00, com o objectivo de informar às autoridades angolanas sobre a situação política e de segurança no seu país.
Durante a sua permanência em Luanda, segundo apurou a Angop, Thomas Thabane será recebido nesta segunda-feira, em audiência, pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na qualidade de presidente do órgão para Cooperação Política, Defesa e Segurança da SADC, organização regional de que ambos países são membros.
O Primeiro-ministro do Lesotho vai informar ao Presidente da República os progressos alcançados na implementação das reformas recomendadas pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, com vista ao alcance da paz e da estabilidade.
O Reino do Lesotho vive uma profunda crise política, acentuada com o assassinato de dois chefes das Forças Armadas em 2015 e 2017, o que levou as autoridades do país a solicitarem uma intervenção da SADC, que tem no país, desde Dezembro último, um contingente de 269 efectivos, entre militares, polícias, especialistas de inteligência e civis, no quadro da sua missão de paz.
A Missão para a Paz e Estabilidade Política do Lesotho (SAPMIL) é dirigida por Angola, no âmbito da presidência rotativa do Órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC.
A SADC, criada a 17 de Agosto de 1992, em Windhoek, com o objectivo de promover o crescimento e desenvolvimento económico e sustentável, aliviar a pobreza, aumentar a qualidade de vida dos povos da região, bem como prover auxílio aos mais desfavorecidos, é composta por Angola, África do Sul, Botswana, Namíbia, Tanzânia, RD Congo, Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Malawi, Swazilândia, Lesotho, Zimbabwe, Madagáscar, Moçambique e Zâmbia.
Thomas Thabane e a delegação que o acompanha receberam, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, cumprimentos de boas-vindas do ministro angolano da Defesa, Salviano de Jesus Cerqueira, do governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, entre outras individualidades.