Principal destino das exportações de Portugal

Angola foi o principal destino das exportações portuguesas fora da União Europeia durante o ano passado, com uma quota de 6,6 por cento, de acordo com dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal divulgados na terça-feira em Lisboa.

Em 2013, as exportações portuguesas aumentaram 5,7 por cento em termos homólogos, para 68,2 mil milhões de euros (9,207 triliões de kwanzas), tendo crescido cinco por cento para os países da União Europeia e 7,2 por cento para os países extracomunitários, que já representam 31 por cento das vendas totais de Portugal ao exterior. A Espanha foi o principal cliente dos produtos portugueses, com 20 por cento, seguida da França (12,4), Alemanha (11) e Reino Unido (8,3).

Angola e Estados Unidos ficaram em quinto e sexto lugar, sendo os principais mercados de Portugal fora da União Europeia, com 6,6 por cento e 4,7 por cento.

De acordo com os dados divulgados, os bens representaram 69,9 por cento das exportações totais de Portugal, com um crescimento de 4,9 por cento em relação a 2012, enquanto os serviços tiveram participação de 30,1 por cento.

FacebookTwitterGoogle+