Reconhecido engajamento de Angola no combate aos crimes ambientais

GOVERNO PRIMA PELA PROTECÇÃO DA FAUNA NACIONAL FOTO: TAMAR RON

GOVERNO PRIMA PELA PROTECÇÃO DA FAUNA NACIONAL
FOTO: TAMAR RON

19 Março de 2018 | 10h39 – Actualizado em 19 Março de 2018 | 10h39

O engajamento do governo angolano no combate aos crimes ambientais, com realce para a captura e queima de marfim, foi reconhecido pela International Giants Summit, evento realizado de 15 a 17 de Março deste ano em Gaberone, capital do Botswana.

O evento, em que participaram quadros seniores angolanos do Ministério do Ambiente e representantes da Fundação Kissama, teve como objectivo fazer uma abordagem em relação à situação do elefante africano, realçando a captura e queima de marfim e outros derivados  em 2016, à luz do Plano dos Elefantes da SADC, um documento cuja elaboração contou com a participação activa de Angola.

No certame, a delegação angolana apresentou o ponto de situação do inventário das espécies da fauna e da flora no parque Nacional Luengue/Luiana, no âmbito do Inventário Biológico Nacional.

A delegação apresentou ainda a complexidade da tarefa de aferir de forma qualitativa e quantitativa a população animal pelo facto de existir um movimento  de espécies animais que atravessam a fronteira sul do país em direcção aos países da SADC, em particular o Botswana.

Na ocasião ocorreram discussões ao nível técnico com base na metodologia da contagem de carcaças de animais mortos e vivos.

O International Giants Summit promoveu igualmente um encontro das associações da sociedade civil com o objectivo de sincronizar projectos regionais e internacionais com o objectivo de municiar  os fiscais das áreas de conservação com matérias científicas bem como reforçar as metodologias de controlo.

FacebookTwitterGoogle+