Reforço da cooperação militar na agenda do Ministro da Defesa General Salviano Sequeira “Kianda”

O Ministro da Defesa de Angola, S. Exa. General Salviano Sequeira “Kianda”, esteve hoje reunido em Lisboa com o seu homólogo português, S. Exa. João Cravinho, tendo sido abordadas questões que se prendem com o reforço da cooperação de âmbito militar entre os dois países.

No primeiro de três dias de visita de trabalho a Portugal, o general “Kianda” começou por visitar a Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais de Portugal, de onde partiu para o Forte de S. Julião da Barra, nos arredores de Lisboa, onde foi recebido com honras militares.

Nesse local, o Ministro Angolano da Defesa manteve depois um encontro privado com o seu homólogo de Portugal, após o que chefiou a delegação uma equipa lusa chefiada pelo Ministro João Cravinho.

No final do encontro, o Ministro da Defesa de Portugal disse à imprensa que durante a reunião foram debatidas questões relacionadas com a cooperação militar entre os dois países e colocou especial ênfase na cibersegurança.

À noite, o General “Kianda” e a sua delegação participaram num jantar oferecido pelo ministro da Defesa de Portugal, devendo durante o dia de amanhã visitar o Instituto de Defesa Nacional, o Centro de Ciberdefesa e o Regimento de Comandos da Amadora.

Na quarta-feira, último dia desta visita a Portugal, o ministro angolano da Defesa visitará a Base Naval de Lisboa e a Base Naval do Alfeite.

Nesta deslocação a Portugal, o general Salviano Sequeira “Kianda”, está acompanhado, entre outros oficiais general do exército angolano, pelos Generais “Kamorteiro”, Chefe do Estado-Maior General Adjunto para a Área Operacional e Desenvolvimento e o General Sá Miranda, Comandante do Exército e ainda pelo Vice-Almirante Valentim António, 2º Comandante da Marinha de Guerra Angolana.

Fazem ainda parte da delegação vinda de Luanda os tenentes-generais Barbosa Epalanga, Director Nacional de Política de Defesa, e Mário Paiva, Chefe da Direcção de Operações da Direcção Principal de Operações do Estado-Maior General, o Vice-Almirante António Miranda, Director do Instituto de Defesa Nacional e o Brigadeiro José Cristóvão, Director de Gabinete do Ministro da Defesa Nacional. Integram ainda a delegação, outros oficiais ligados aos diferentes órgãos militares.

O embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola em Portugal, S. Exa. Carlos Alberto Fonseca e elementos da chancelaria Angolana em Portugal, o Adido Militar Coronel Eugénio Fraio e a Adida Militar Adjunta, Major Lwana Matos, têm igualmente acompanhado o programa de trabalho do General “Kianda”.

FacebookTwitterGoogle+