Retrospectiva2015: Audiências, visitas oficiais e jornadas de campo marcam agenda presidencial

FOTO: PEDRO PARENTE

FOTO: PEDRO PARENTE

Audiências a personalidades estrangeiras, visitas oficiais a outros países e jornadas de campo, destinadas a constatar a execução de projectos de “âmbito doméstico” marcaram a agenda de 2015 do Presidente José Eduardo dos Santos.

Nas múltiplas audiências, as abordagens giraram em torno dos eixos cooperação bilateral e multi-sectorial, resolução de conflitos (em África), paz, defesa e segurança, investimento empresarial.

Enquanto presidente da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), José Eduardo dos Santos falou com os seus interlocutores sobre a busca de soluções para a resolução de conflitos internos ainda latentes, nomeadamente na República Democrática do Congo, Sudão do Sul, Burundi e República Centro-Africana.

Destaques para encontros com os presidentes da África do Sul, Jacob Zuma, do Congo, Denis Sassou N’guesso, RDC, Joseph Kabila, do Rwanda, Paul Kagame, do Uganda, Youeri Musseveni, da Zâmbia, Edgar Chagwa Lungu e com a ex-presidente interina da República Centro-Africana, Catherine Samba-Panza.

No plano do reforço das relações de amizade e cooperação, vieram ter com o estadista angolano os homólogos de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, da Namíbia, Hage Geingob, de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, do Botswana, Seretse Khama Ian Khama, da França, Francois Hollande e de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa.

No campo económico, o líder angolano recebeu o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Manchete, com quem analisou assuntos da cooperação entre os dois países e o vice-ministro da Economia, Planeamento e Investimentos Públicos da Guiné Equatorial, Valentin Ela Maye, enviado especial do Presidente Teodoro Obiang Nguema.

Na mesma senda, manteve encontros com o representante especial do presidente russo para os Assuntos Africanos e do Médio Oriente, Mikhail Bogdanov, enquanto para tratar de investimentos, mormente empresariais, esteve com o presidente da General Electric, Jeffrey R. Immelt.

Com o fito de avaliar e perspectivar acções nos domínios político, diplomático, comercial, cultural e económico, o Presidente da República concedeu audiências a embaixadores acreditados no país, uns em fim de missão e outros em início de funções, oriundos de África, Europa, Ásia, América.

Em sentido inverso, José Eduardo dos Santos efectuou visitas oficiais à República Popular da China, Emirados Árabes Unidos e Itália.

Na China, o estadista angolano esteve em visita de Estado de cinco dias, a convite do seu homólogo Xi Jiping, enquadrada no reforço dos laços de amizade, solidariedade e de consolidação da cooperação estratégica existente entre os dois povos e  governos.

Nos Emirados Árabes Unidos, o chefe de Estado manteve conversações com o Sheikh Abdallah Bin Zayed Al Nahyan, com o propósito de estreitar as relações bilaterais de amizade e cooperação.

Por seu turno, na Itália, cuja visita oficial de trabalho destinou-se igualmente ao reforço das relações de amizade, cooperação económica e cultural, o presidente manteve encontros com o seu homólogo, Sérgio Mattarela, e com o primeiro-ministro, Matteo Renzi.

Também em visita oficial desembarcou na República Democrática do Congo, onde, com o homólogo, Joseph Kabila, passou em revista aspectos atinentes à amizade e cooperação entre os dois países e a situação política e de segurança prevalecente na Região dos Grandes Lagos.

Com o fim de participar nas celebrações da independência da Namíbia e na tomada de posse do novo presidente, Hage Geingob, o Chefe de Estado angolano viajou a Windhoek.

Ainda no capítulo das deslocações ao estrangeiro, o Presidente José Eduardo dos Santos esteve na África do Sul, onde, na condição de convidado de honra, participou na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo do Fórum para a Cooperação China-África (FOFAC), em Joanesburgo.

À margem do evento, abordou com o Presidente da China, Xi Jinping, questões relacionadas à segurança, paz e estabilidade na região da África Central, assim como aspectos bilaterais.

Já no quadrante nacional, na base de jornadas de campo, o Presidente da República visitou obras de impacto social, em execução na província de Luanda, com destaque para o novo Aeroporto Internacional de Luanda, aonde se deslocou em duas ocasiões.

Ao inteirar-se do andamento dos trabalhos, o titular do Poder Executivo tomou conhecimento de que a pista foi executada em mais de 70% e a iluminação de navegação em 95%, enquanto a placa central executada em 100%.

José Eduardo dos Santos efectuou ainda uma visita de trabalho ao Projecto Integrado de Desenvolvimento Agrícola e Regional da Quiminha, no município de Icolo e Bengo, província de Luanda.

O projecto visa impulsionar o desenvolvimento económico e social da região da Quiminha, através de investimentos em infra-estruturas, exploração agrícola familiar, criação de empresas de produção intensiva e instalações industriais de apoio à produção agrícola.

No âmbito destas jornadas de campo, foi duas vezes ao Distrito Urbano do Sambizanga, onde recebeu esclarecimentos sobre as obras estruturantes em curso na circunscrição.

Noutra ocasião, no mesmo distrito, o Chefe de Estado angolano recebeu explicações sobre o curso das obras do projecto de protecção e estabilização das encostas da Boavista e Sambizanga.

FacebookTwitterGoogle+