Rússia valoriza papel de Angola na promoção da paz mundial
O estatuto neutral de Angola favorece, grandemente, o estabelecimento da paz mundial, declarou nesta quarta-feira, em Luanda, o embaixador russo no território angolano, Vladimir Tararov.
O diplomata fez esta afirmação à imprensa, à saída de uma audiência concedida pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
Vladimir Tararov enalteceu o facto de Angola apelar sempre ao diálogo e negociações na procura de consensos para o estabelecimento da paz mundial.
De igual modo, sublinhou que, durante a audiência, não foram abordadas questões relativas à guerra que envolve o seu país com a Ucrânia, mas o estatuto neutral de Angola no conflito.
O embaixador russo afirmou que se discutiu também a possibilidade do desenvolvimento da cooperação, depois das limitações impostas pela Covid-19.
Adiantou que se almeja o reforço da cooperação, nomeadamente económica, política e na formação de quadros, para que esta (cooperação) seja cada vez mais multifacetada e que corresponda aos interesses recíprocos.
Disse ter notado no Presidente João Lourenço o interesse de fazer de Angola um país forte, economicamente desenvolvido e aberto à cooperação com todos os países do mundo, sem discriminação.