Sistema bancário angolano tem mais de mil agências

Foto: Rosário dos santos
O sistema financeiro bancário angolano conta com mil e 400 agências, sendo suportado por 17 mil funcionários, afirmou quinta-feira o vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Ricardo de Abreu.
Ao intervir no IV Fórum Banca, que decorreu sobre o tema “ A Banca e o Mercado de Capitais, o responsável disse que em função do surgimento de novas agências os resultados financeiros de 2013 foram de 94 mil milhões de kwanzas, contrariamente aos números apresentado em 2006 que foram de 17 mil milhões de kwanzas.
De acordo com o interlocutor, os referidos números são “verdadeiramente expressivos” de um sector que ao longo desses anos deu um contributo ao crescimento da economia do país.
Ricardo de Abreu disse que após Angola ter alcançado a paz e estabilidade política social, em 2002, o Governo iniciou o processo de implementação de medidas importantes para o crescimento da economia do país a partir de 2005 e 2006.
“ Houve um crescimento vasto na altura, baseado no programa de Reconstrução Nacional, que teve o seu impacto nos meios de pagamento e que está essencialmente influenciado, quer pela execução fiscal que também nessa altura teve uma grande expansão, quer pela dinamização do crédito na economia”, concluiu o vice-governador.