Sistema da Bloomberg traz mercado cambial em tempo real
O Banco Nacional de Angola (BNA) já finalizou o processo de adopção do sistema de comércio electrónico de câmbio (FXGO) da Bloomberg e seu sistema de leilão, com o objectivo de trazer maior eficiência e transparência ao mercado cambial de Angola.
As soluções adoptadas fornecem ao Banco Central visibilidade em tempo real da actividade do mercado, melhorando a supervisão do mercado cambial de Angola, além de permitir ao BNA gerenciar as suas operações de mercado com mais eficiência.
De acordo com as instruções do BNA ao mercado, bancos e empresas comerciais em Angola começaram a negociar electronicamente spot FX sobre FXGO.
A plataforma de negociação permite que as empresas coleccionem preços de vários bancos, o que ajudará as mesmas a obterem uma taxa mais competitiva.
O sistema de leilão da Bloomberg fornece um ambiente seguro para o BNA realizar electronicamente leilões de moeda e para os participantes do mercado rastrearem e licitarem.
“A implementação do sistema de negociação e leilão de FX da Bloomberg representa um marco muito importante no desenvolvimento do mercado de câmbio em Angola”, afirmou a directora do Departamento de Mercado de Activos do Banco Nacional de Angola, Tânia Lopes,.
Acrescentou que, “como parte de uma série de acções estratégicas adoptadas com o apoio do FMI, essa nova tecnologia aproximará as operações do mercado angolano de outros mercados de referência e resultará em melhorias significativas em eficiência e transparência”.
Por sua vez, o Director Global de Comércio Electrónico de FX da Bloomberg, Tod Van Name, garante ajudar o BNA a implementar uma mudança radical na gestão de suas operações monetárias e melhorar o funcionamento do mercado de câmbio de Angola.
A combinação do FXGO e com o sistema de leilão da Bloomberg fornece aos participantes do mercado local a tecnologia FX, usada pelos bancos centrais, agências financeiras governamentais e instituições financeiras líderes em todo o mundo.
O FXGO e o sistema de leilão da Bloomberg estão totalmente integrados às ferramentas de dados, notícias, análises e comunicações disponíveis no terminal da Bloomberg.
Mais de 40 países usam o sistema de leilão da Bloomberg para automatizar o processo de licitação electronicamente.
A Bloomberg garante ser um sistema que fornece um ambiente seguro para emitir dívidas e executar operações de mercado aberto, incluindo intervenções de câmbio e leilões de recompra a partir de uma única plataforma.
A Bloomberg, com sede em Nova Iorque, é líder mundial em informações financeiras e de negócios. A multinacional possui terminais de informações na quase totalidade dos bancos, fundos de investimentos, corretoras e suguradoras no mundo.