Sistema de drenagem do Zango 8000 fica pronto em Agosto

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO, DURANTE A JORNADA DE CAMPO FOTO: LUCAS NETO

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO, DURANTE A JORNADA DE CAMPO
FOTO: LUCAS NETO

Residências do zango 8000 FOTO: LUCAS NETO

Residências do zango 8000
FOTO: LUCAS NETO

O sistema de escoamento de águas residuais e pluviais do Projecto Habitacional Zango 8000, no município de Viana, em Luanda, deve estar concluído em Agosto próximo, confirmou, nesta quinta-feira, o vogal do conselho de gestão da Imogestin, Paulo Silva.

O trabalho de aplicação da rede de esgoto está em fase avançada, mas até a conclusão de todo o sistema fica condicionada a entrega de pelo menos quatro mil habitações, de um total de oito mil previstas.

Segundo Paulo Silva, que falava durante a visita do Presidente da República, João Lourenço, àquela centralidade, outra condicionante para a entrega das casas é a conclusão do sistema de electrificação.

Implementada numa área de 416 hectares, a centralidade contempla cinco jardins-de-infância, escolas primárias e secundárias, duas estações de tratamento de águas residuais e uma de água potável.

As escolas terão capacidade para mais de 500 alunos cada, ao passo que as creches acolhem 200 petizes cada.

Nessa altura, a área construída ocupa aproximadamente 100 hectares. O projecto integra prédios de até três pisos e vivendas, ambas habitações em tipologias T2,T3,T4.

O Zango 8000 está orçado em um bilião e 200 mil dólares norte-americanos.

Entretanto, durante a jornada de campo, o Presidente João Lourenço inteirou-se também das soluções em curso para minimizar as enchentes registadas na parte baixa da Centralidade do KK 5000.

A esse respeito, o Titular do Poder Executivo recebeu garantias do director do gabinete de coordenação das cidades do Kilamba, António Flor, de que a situação será resolvida a curto prazo.

Segundo António Flor, a solução encontrada é o alargamento da vala de retenção adjacente. As obras vão permitir que a vala de retenção passe de uma área de 2,9 hectares para sete.

A intenção, explicou, é que a infra-estrutura tenha capacidade de armazenamento na ordem dos 875 mil metros cúbicos de água.

Com essa acção, o responsável acredita que nas próximas chuvas a parte baixa do KK 5000 esteja livre de enchentes.

A jornada de campo do Presidente da República, que durou pelo menos cinco horas, contemplou ainda visitas às escolas 1.077, no distrito urbano da Maianga, no Zango 8000 e Vida Pacífica, em Viana.

Nas duas últimas centralidades, o Chefe de Estado conheceu as instalações que deverão acolher duas creches e um centro de saúde.

 

FacebookTwitterGoogle+