Situação mundial analisada em Luanda

Fotografia: Rogério Tuti

Fotografia: Rogério Tuti

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, analisou ontem com o seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma, o estado da cooperação entre Angola e a África do Sul.

Os dois líderes privaram durante mais de uma hora, no Palácio da Cidade Alta, num encontro que permitiu passar em revista alguns dos mais importantes dossiers da cooperação bilateral, assim como a actual conjuntura regional e internacional.
No plano bilateral, José Eduardo dos Santos e Jacob Zuma falaram do quadro geral da cooperação, alicerçada em 22 acordos e um Memorando de Entendimento. Angola e África do Sul cooperam nas áreas da Defesa, Energia, Comércio e Indústria, Mineração, Hotelaria e Turismo e Desporto.
Numa altura em que se observa uma queda contínua do preço do petróleo no mercado internacional, esteve em destaque a balança comercial entre os dois países, já que o petróleo é praticamente o único produto que a África do Sul importa de Angola, enquanto no sentido inverso chega maquinaria para a indústria, bens alimentares e outros.
José Eduardo dos Santos e Jacob Zuma puderam ainda partilhar informações sobre a actual conjuntura regional, com a situação no Leste da RDC no centro das atenções, no âmbito da presidência da Conferência Internacional para os Grandes Lagos (CIRGL), por Angola, e da coordenação do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), pela África do Sul.

FacebookTwitterGoogle+